one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grupo de 140 índios mundurukus se reúne em frente ao prédio da Funai

Imagem:

Compartilhar:

CNBB pede que reunião com ministra seja adiada até que impasse entre governo e mundurukus seja resolvido

Criado em 11/06/13 12h40 e atualizado em 11/06/13 12h49
Por Alex Rodrigues Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Índios aguardam representante da Funai
CNBB pede que reunião com ministra seja adiada até que impasse entre governo e mundurukus seja resolvido (Fabio Rodrigues Pozzebom / Abr)

Brasília – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu o adiamento da reunião marcada para hoje (11) com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O encontro serviria para discutir a continuidade das demarcações de terras indígenas em todo o país e possíveis soluções para o conflito envolvendo índios contrários à construção de empreendimentos hidrelétricos na Amazônia, entre eles os mundurukus.

A previsão é que um novo encontro seja marcado, em data ainda a definir. Segundo o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, que participaria da reunião, não há clima para a conversa enquanto os índios mundurukus ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai). O Cimi é um órgão vinculado à CNBB.

“É insustentável o Cimi se reunir com o governo federal em um momento em que seus representantes viram as costas para os povos indígenas”, disse Buzzato à Agência Brasil, se referindo à interrupção de processos demarcatórios de terras indígenas no Paraná e no Rio Grande do Sul. Ele também critica a “intransigência” do governo que, segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, não vai interromper as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, como querem as comunidades indígenas da Amazônia.

De acordo com a assessoria da Casa Civil, o encontro vinha sendo acertado desde a terça-feira (4) passada, quando a ministra se reuniu com o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que defendeu o papel da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Esperamos que a Funai não se esvazie em sua função e que as demarcações continuem”, declarou Steiner. A reunião foi confirmada ontem (10) à noite.

Segundo a assessoria da Casa Civil, o representante da CNBB não entrou em detalhes sobre os motivos para pedir o cancelamento do encontro.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário