one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala sobre encontro do presidente da OAB com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto

Imagem:

Compartilhar:

Constituinte para reforma política é apenas uma das propostas em estudo, diz Cardozo

Criado em 25/06/13 17h05 e atualizado em 25/06/13 17h29
Por Danilo Macedo Edição: e Fonte:Agência Brasil

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala sobre encontro do presidente da OAB com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (Antonio Cruz/ Agência Brasil )

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (25) que a convocação de uma Assembleia Constituinte para debater a reforma política é apenas uma das teses em estudo pelo governo. Ontem (24), a presidenta Dilma Rousseff propôs um "processo constituinte específico" para a reforma política.

“Ela [a presidenta] falou claramente em processo constituinte específico. Isso tem várias formas de concretização. Assembleia Constituinte específica é uma delas, defendida por juristas. Tem gente que não concorda. Ela foi muito clara: processo constituinte específico", disse Cardozo.

Leia também:

Entenda os principais pontos da Reforma Política
Pressionada, Câmara deve derrubar PEC 37
Dilma conversa primeiro com presidente da OAB sobre plebiscito
Entenda o que é a PEC 37

Hoje, a presidenta discutiu o assunto com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, que sugeriu a convocação de um plebiscito, em até 45 dias, para que a população decida quais pontos da legislação devem ser alterados, sem a necessidade de uma Constituinte. Após o encontro com a presidenta, Furtado disse que ela "se sensibilizou com a nossa pregação e vai comunicar que o governo sai convencido de que convocar Constituinte não é adequado porque atrasa o processo de reforma política”.

Em nota, divulgada após a reunião, a Presidência da República informou que Dilma “considerou uma importante contribuição [a proposta da OAB], mas não houve qualquer decisão". Segundo o texto, ela reiterou a relevância de uma ampla consulta popular por meio de um plebiscito. De acordo com a Presidência, o governo continuará ouvindo outras propostas de reforma política que lhe forem apresentadas.

Cardozo avaliou a proposta da OAB como "muito interessante" e destacou que foi colocada de forma “harmonizada” e alinhada ao que defende o governo. Ao negar que o Executivo tenha preferência por algum mecanismo específico para a reforma, o ministro ressaltou que a sugestão da entidade tem a vantagem de não alterar a Constituição. “A novidade é que a OAB traz uma proposta que prescindiria de um processo constitutivo específico, sem alteração na Constituição. Resta saber se é isso que resultará das discussões que faremos com o Congresso e com a sociedade”. Também participou da reunião com a presidenta e a OAB o vice-presidente Michel Temer, especialista em direito constitucional.

Em relação a prazo para definir uma proposta, o ministro informou que a ideia é chegar a um consenso o mais rapidamente possível, após ouvir o conjunto da sociedade. “O que o governo tem claro é que a reforma política é imprescindível e é necessário que seja feita ouvindo a sociedade. Um plebiscito tem um papel muito importante para que a reforma ocorra e para a população definir seu rumo”, reforçou Cardozo

Depois de cancelar uma viagem ao Japão, a presidenta tem uma série de audiências com movimentos sociais que têm promovido as manifestações nas últimas semanas. Após o encontro com a OAB, Dilma recebeu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Está prevista também reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

 

Edição: Denise Griesinger e Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário