one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasilienses comemoram o Dia do Trabalho na Torre de TV, ponto turístico da capital federal

Imagem:

Compartilhar:

DF já tem maioria da população formada por brasilienses, aponta Codeplan

Criado em 11/06/13 18h53 e atualizado em 11/06/13 19h25
Por Renata Martins Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Comemorações do Dia do Trabalho na Torre de TV em Brasília
Após cinco décadas, Brasília multiplicou sua população quase vinte vezes. Segundo o censo de demográfico de 2010, o Distrito Federal atingiu a casa dos 2.570.160 habitantes. (Foto: Elza Fiuza/ABr)

Pesquisa divulgada em maio aponta que quase 54% da população do Distrito Federal nasceu em Brasília.  A afirmação pode parecer estranha, mas há 30 anos 31,7% dos habitantes do DF eram naturais da capital federal. Os dados são do   estudo sobre evolução dos movimentos migratórios para o Distrito Federal de 1959 a 2010 da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

No primeiro Censo Oficial do Distrito Federal, feito em 1960, ano da sua inauguração, Brasília contabilizava 140.164 habitantes. Quase a totalidade deles, 93,6%, eram de pessoas de outros lugares do Brasil. Originários de várias regiões do país,  mais de 58 mil nordestinos vieram tentar a sorte na capital federal, seguidos pelos imigrantes do sudeste. Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará foram, respectivamente, os estados de origem da maioria do imigrantes. Na época, 4,2% da população se declarou natural do DF, sendo antigos moradores da região.

Após cinco décadas, Brasília multiplicou sua população quase vinte vezes. Segundo o censo de demográfico de 2010, o Distrito Federal atingiu a casa dos 2.570.160 habitantes. Já existe uma geração de homens e mulheres nascidas no DF com filhos e netos também brasilenses, 1.383.815 de habitantes, 53,8% da população. Entre os 1.177.750 imigrantes brasileiros residentes na capital federal, os nordestinos ainda representam a maioria. A cidade tem também, entre seus habitantes, cerca de 8,5 mil estrangeiros.

Segundo a pesquisa, diferentemente do que ocorria no período da construção da Capital da República, quando o fator de atração eram os empregos na construção civil, hoje os migrantes são atraídos pelas oportunidades de trabalho no setor público.

Confira a pesquisa na íntegra

Edição: Leyberson Pedrosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário