one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores e prefeitos. Ela propôs a convocação de um plebiscito que autorize Constituinte para fazer a reforma política

Imagem:

Compartilhar:

Dilma quer corrupção como crime hediondo

Criado em 24/06/13 16h55 e atualizado em 24/06/13 19h06
Por Portal EBC

Presidenta Dilma se reúne com governadores e prefeitos
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (24) com governadores e prefeitos (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Em reunião hoje (24) com governadores e prefeitos, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a constituição de pactos federativos em torno de cinco temas: responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte e educação.

Entre as propostas, estão a convocação de um plebiscito para debater a reforma política, a inclusão da corrupção entre os crimes hediondos e a transparência no cálculo da tarifa dos transportes coletivos.

O encontro é uma das ações anunciadas pela presidenta em pronunciamento em rede nacional feito na última sexta-feira (21), em respostas as manifestações que tomaram o país nos últimos dias. Dilma também recebeu hoje os representantes do Movimento Passe Livre.

A primeira proposta foi a de um pacto de compromisso com a responsabilidade fiscal, com o objetivo de manter a estabilidade da economia e o controle da inflação.

Para atender a uma das principais reivindicações dos manifestantes a presidenta propõe ações contra a corrupção. Para isso sugere a convocação de um plebiscito para autorizar uma nova constituinte específica para fazer a reforma política, uma mudança na legislação que considere a corrupção dolosa como crime hediondo, aplicando assim, penas mais severas. A presidenta  pediu os gestores  agilidade na implantação da Lei de Acesso à Informação.

Leia também:

Dilma propõe Constituinte exclusiva para reforma política

Dilma anuncia mais R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana

Para a saúde, além de investimentos na área, a presidenta pediu para que gestores acelerem a execução das obras das Unidades e Pronto Atendimento (UPAs) e adesão das santas casas e hospitais filantrópicos ao projeto de incentivo incentivo para a recuperação financeira das unidades. Sobre a contração dos médicos estrangeiros, Dilma afirmou que a medida é emergencial e que as vagas serão priorizadas para os médicos brasileiros.

O pacto da área de transporte, já citado no pronunciamento de sexta-feira (21), a presidenta anunciou R$ 50 bilhões em novos investimentos em obas de mobilidade urbana e anunciou a criação do Conselho Nacional de Transporte Público com a participação da sociedade para a elaboração de políticas para a área. Ela também ressaltou a importância da transparência no calculo das tarifas.

A aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que destina de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação irão alavancar ações como melhores salários para educadores, creches para os que mais precisam, ensino técnico profissionalizante e universidades de qualidade, disse a Dilma ao propor o pacto pela educação.

A presidenta assumiu o compromisso de ajudar os governos na garantia  da “paz e tranquilidade para nossas cidades”, referindo-se aos atos de violência ocorridos nas manifestações. 

A reunião segue com a fala dos ministros da saúde, Alexandre Padilha, e das cidades, Aguinaldo Ribeiro. Todos os 27 governadores e os 26 prefeitos das capitais ainda falarão no encontro.

 

Assita na íntegra a fala da presidenta na reunião de hoje (21)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário