one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira da FIFA marca homenagem à organizadora

Imagem:

Compartilhar:

Fifa defende direito de brasileiros de se manifestar, mas condena violência

Criado em 18/06/13 13h12 e atualizado em 18/06/13 13h45
Por Vitor Abdala Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O coordenador de Responsabilidade Social da Federação Internacional de Futebol (Fifa),  Federico Addiechi, defendeu hoje (18) o direito dos brasileiros de protestar, mas condenou atos de violência nas manifestações. Um dos motivos que levaram a protestos em várias capitais brasileiras é, segundo manifestantes, o gasto público excessivo com a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

“[O direito de se manifestar] é uma grande coisa e podemos ver isso acontecendo no Brasil. O Brasil é um país democrático. E, mesmo que isso esteja acontecendo durante a Copa das Confederações ou se acontecer durante a Copa do Mundo ou em qualquer momento, as pessoas, em uma democracia, têm o direito [de protestar] e temos que aplaudir essa oportunidade. Isso é algo positivo, é claro, condenando qualquer ato de violência que vimos acontecer”, disse Addiechi.

Segundo a assessoria de imprensa da Fifa, a federação está em contato permanente com as polícias, mas por enquanto não há previsão de aumentar a segurança das delegações ou dos entornos dos estádios.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, também defendeu o direito do povo de se manifestar. Mas lembrou que o restante da população também tem o direito de assistir aos jogos da Copa das Confederações e isso precisa ser garantido. Fernandes ressaltou que a sociedade brasileira repudia os atos de violência ocorridos nas manifestações.

Segundo ele, apesar de os manifestantes serem contrários aos gastos com a organização da Copa do Mundo (e consequentemente da Copa das Confederações), o evento tem apoio da maioria da população brasileira. Fernandes disse que a Copa é uma grande oportunidade de investimentos públicos e privados no país.

O secretário executivo citou, como exemplo, os investimentos em mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa, que chegam a R$ 9 bilhões, dos R$ 28 bilhões que estão sendo investidos pelo Poder Público no evento.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário