one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu uma apuração rigorosa da morte do agente policial Wilton Tapajós Macedo, assassinado com dois tiros enquanto visitava o túmulo dos pais, no Cemitério Campo da Esperança

Imagem:

Compartilhar:

Governo promete discutir demarcações de terras com indígenas e produtores rurais do Sul

Criado em 19/06/13 18h47 e atualizado em 19/06/13 22h20
Por Luana Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - Após reunião hoje (19), na Casa Civil da Presidência da República, com lideranças indígenas do Rio Grande do Sul, Paraná e de Santa Catarina, o governo decidiu agendar reuniões ampliadas, com a participação de produtores rurais e índios para discutir a demarcação de terras indígenas nos três estados.

A primeira reunião deverá ocorrer até o começo de julho, em Porto Alegre, com representantes de agricultores e indígenas do Rio Grande do Sul. Em seguida, serão marcadas reuniões semelhantes com representantes do Paraná e de Santa Catarina.

Os índios do Sul do país questionam a decisão recente do governo de suspender os processos de demarcação em curso na região, conduzidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), até que sejam submetidos a pareceres da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Em nota assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governo diz que, com as reuniões, quer “buscar, na medida do possível, soluções negociadas que evitem ou superem conflitos com vistas a garantir maior segurança jurídica nos processos de demarcação”.

Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também participaram do encontro de hoje com as lideranças indígenas.

Amanhã (20), Carvalho e Cardozo irão a Mato Grosso do Sul para tratar dos conflitos indígenas e fazendeiros no estado. A instalação de um fórum para negociar uma solução para as desocupações de terra na região foi acertada entre governo e os índios no começo de junho. Além dos ministros, o fórum terá representantes do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Nacional do Ministério Público e do governo estadual.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário