one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


"Sem violência" gritam manifestantes em frente a cordão da PM na regiāo da Praça Roosevelt. Quarto protesto contra aumento das passagens aconteceu nesta quinta-feira (13)

Imagem:

Compartilhar:

Haddad diz que valor da passagem de ônibus de São Paulo será mantido, apesar dos protestos

Criado em 13/06/13 21h53 e atualizado em 14/06/13 12h21
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

"Sem violência" gritam manifestantes em frente a cordão da PM na regiāo da Praça Roosevelt
Haddad respondeu que, apesar de respeitar os manifestantes, repudia a forma violenta como os protestos vêm acontecendo em São Paulo

São Paulo – O prefeito de São Paulo Fernando Haddad disse na noite de hoje (13) que não vai mudar o percentual de reajuste nas passagens dos ônibus de São Paulo, que passaram de R$ 3 para RS 3,20. “Havíamos nos comprometido a dar um reajuste muito abaixo da inflação. Se fosse dada a inflação, o valor da tarifa seria muito maior do que foi dado no momento. Então, o valor será mantido porque já está muito abaixo da inflação acumulada”, disse o prefeito, em entrevista à imprensa.

Perguntado sobre o que achava dos protestos contra o aumento das tarifas, Haddad respondeu que, apesar de respeitar os manifestantes, repudia a forma violenta como os protestos vêm acontecendo em São Paulo. “Tenho muito apreço pela democracia e considero legítima toda e qualquer forma de manifestação e expressão. O que a cidade repudia é a violência. São Paulo está acostumado com manifestações. O que a cidade não aceita é a forma violenta de se manifestar e se expressar. Com isso [violência], a cidade não compactua”, declarou.

O prefeito informou que chegou a abrir um canal de diálogo com os manifestantes, mas o movimento recusou. “No primeiro dia abrimos as portas, e o diálogo foi recusado por parte dos manifestantes. E, depois, todos conhecem a história”. De acordo com Haddad, falta liderança e organização aos manifestantes. “Não vejo coordenação nesse movimento. Eles próprios dizem: eles não se coordenam, não há lideranças, não há responsáveis. Ninguém se apresenta como responsável pelo que está acontecendo”.

O prefeito disse ainda que pretende manter os compromissos que assumiu com a população durante a sua eleição: reajuste do ônibus abaixo da inflação, a criação do bilhete único mensal e criar corredores e faixas exclusivas de ônibus. “É isto que está previsto no meu programa de governo e é isto que será feito”, declarou.

O quarto dia de protestos contra o aumento das passagens de ônibus, trens e metrô começou na noite de hoje (13) com uma concentração em frente ao Theatro Municipal e seguia de tensa, mas pacífica, até chegar à Rua da Consolação, onde os policiais militares começaram a reprimir a caminhada, lançando bombas de gás e disparando balas de borracha para impedir que os manifestantes subissem a Rua da Consolação na direção da Avenida Paulista. A partir daí ocorreram vários confrontos. Apesar de dispersos, parte deles prossegue com a caminhada, seguindo pela Rua Augusta no sentido da Paulista.

Até as 19h30, a Polícia Militar informou que 41 pessoas foram detidas durante a manifestação. Parte delas encaminhada para o 78º Distrito Policial.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário