one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação pelo Passe Livre na Cinelândia, Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Invasão do prédio da Alerj determinou uso do Batalhão de Choque, diz PM

Criado em 18/06/13 21h16 e atualizado em 18/06/13 21h34
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Manifestação pelo Passe Livre na Cinelândia, Rio de Janeiro
Manifestantes cariocas reunidos na Cinelândia. (foto: Davi de Castro / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A Polícia Militar (PM) fluminense avaliou que foi adequado o esquema de segurança montado para a manifestação de ontem (17), no centro do Rio, que pelos seus cálculos reuniu cerca de 100 mil pessoas. Elas se concentraram na Candelária e seguiram, de forma pacífica, em passeata até a Cinelândia.

Segundo o porta-voz da corporação, coronel Frederico Caldas, se a passeata terminasse na Cinelândia, o esquema montado com 150 policiais acompanhando os manifestantes e mais 100 no entorno, todos do 5º Batalhão, seria motivo de comemoração, mas era preciso destacar a violência de um grupo na região da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Apesar de reconhecer dificuldades no trânsito, que prejudicaram o deslocamento de policiais do Batalhão de Choque, ele negou que tenha havido demora para a atuação desse efetivo especial.

O coronel Caldas explicou que 72 policiais estavam no interior da Alerj quando houve a invasão do prédio e o lançamento de coquetéis molotov, pelos manifestantes, na porta do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo estadual. O comandante do 5º BPM, coronel Sidney Camargo, estava entre os policiais e manteve o comando da Polícia Militar informado da ação do grupo. “Todos os esforços foram feitos no sentido de negociação com o 5º Batalhão”, declarou. Além disso, a movimentação dos manifestantes foi monitorada por imagens feitas por uma câmera localizada em helicóptero da PM. “Esses dois fatores foram cruciais. A decisão foi eminentemente técnica cuja responsabilidade foi do comandante da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho”, informou.

De acordo com o coronel, desde o início da operação, a determinação era a de que o Batalhão de Choque só atuaria em caso de conflito. “No momento em que foi colocado fogo na porta da Assembleia Legislativa, a ameaça aos nossos policiais ficou iminente e foi acionado o nosso Batalhão de Choque”, disse. Além de 80 policiais do Batalhão de Choque, foram para o local 20 policiais do Batalhão de Ações com Cães (Bac).

O coronel informou que a PM vai fazer um “estudo de caso”, procedimento usado para apurar a atuação de policiais em situações como a de ontem. Nesse estudo será verificado o uso de armas de fogo por policiais durante o conflito. Ele adiantou que as imagens analisadas mostram policiais dando tiros para o alto a fim de afastar manifestantes que cercavam e espancavam um policial caído. “O estudo de caso vai analisar. Ele não é feito no sentido de esconder nada. Tudo será apurado”, completou.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário