one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ausência de Gilmar Mendes e atraso de Celso de Mello provocaram modificações na pauta do STF

Imagem:

Compartilhar:

Maioria no STF é contra teor de projeto sobre novos partidos, diz Gilmar Mendes

Criado em 18/06/13 17h01 e atualizado em 18/06/13 17h14
Por Débora Zampier Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse hoje (18) que a maioria dos integrantes da Corte é contrária ao conteúdo do projeto de lei que dificulta a criação de partidos. O julgamento deve terminar na quinta-feira (20), e a tendência é que o STF mantenha a tramitação do projeto de lei, contrariando a tese de Mendes. Entre outras medidas, a proposta restringe o acesso de novos partidos à propaganda em rádio e TV e ao fundo partidário.

Gilmar Mendes é o relator do mandado de segurança que está sendo julgado, e concedeu liminar em abril suspendendo a tramitação do projeto de lei. Mesmo vencido em plenário sobre a continuidade da tramitação, o ministro entendeu como uma "grande vantagem” o fato de alguns ministros avaliarem que o conteúdo do projeto é inconstitucional. “Acho que isso é um dado importante. Se somarmos os votos temos um pronunciamento claro neste sentido. Esse é um dado positivo do debate”, disse o ministro nesta tarde.

A maioria dos ministros não considerou o mérito do projeto ao votar, limitando-se a fazer breves comentários sobre o conteúdo. De acordo com eles, o STF não pode intervir até a conclusão do trâmite no Legislativo e no Executivo, independentemente do tema em discussão. Para eles, o projeto deve seguir o rito de tramitação nas Casas legislativas. Por esse motivo, advogados e políticos adiantaram que voltarão a acionar a Corte caso o projeto seja promulgado.

Gilmar Mendes reiterou a defesa do controle prévio do Supremo em projetos de lei quando houver afronta aos direitos fundamentais e às cláusulas pétreas da Constituição. Ele discorda do argumento trazido por alguns ministros, que defendem a finalização do debate no Legislativo sem intervenção do Supremo.

“Se a torcida do Flamengo e do Corinthians têm dúvida sobre a constitucionalidade de um projeto de lei e sobre o seu caráter geral, por que não levá-la à CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], que é o fórum adequado? Na verdade, queriam fazer uma aprovação célere, sem exame por parte das comissões técnicas, sem debate, ao contrário do que está se afirmando”, avalia o ministro.

Gilmar Mendes também disse que, em sua opinião, a intervenção do STF durante tramitação de projeto de lei não criaria precedente para que a solução seja sempre adotada por parlamentares insatisfeitos. “Eu não acho que, se o Tribunal aprovasse a liminar, viria aqui uma enxurrada de processos, porque é um caso realmente singular.”

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário