one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – Marcha contra o deputado e pastor Marco Feliciano, organizada pelo Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), na Esplanada dos Ministérios

Imagem:

Compartilhar:

Marcha do Orgulho Gay se concentra na Candelária

Criado em 28/06/13 17h25 e atualizado em 28/06/13 17h47
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 200 pessoas estão reunidas na região da Igreja da Candelária, no centro do Rio, para a Marcha pelo Dia 28 de Junho: Dia Mundial do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). O lema deste ano é “Homofobia até quando”?

Com cartazes, carro de som e muita alegria, a marcha vai seguir pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, protestando contra o crescente aumento da violência contra homossexuais registrado no estado. Os manifestantes pedem a aprovação dos projetos de lei que criminaliza a homofobia e pune estabelecimentos e agentes públicos que façam discriminação em razão da orientação sexual e identidade de gênero.

O Dia Mundial do Orgulho LGBT relembra a Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando os frequentadores do bar gay Stonewall, na cidade de Nova York, se revoltaram contra as frequentes batidas policiais injustificadas que ocorriam no local. O tumulto durou três dias e marcou o início da luta pela liberdade de direitos e o orgulho de assumir publicamente a orientação sexual.

Em comemoração ao dia 28 de junho, o governo lançou nesta quinta-feira (27) o Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Sistema Nacional LGBT). Segundo relatório divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, no ano passado foram registradas 3.084 denúncias de violência contra homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais; e mais de 9,9 mil violações de direitos relacionados à população LGBT. A estatística envolve 4,8 mil vítimas e 4,7 mil acusados.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário