one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médicos protestaram em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Médicos fazem protesto em Brasília contra a vinda de profissionais estrangeiros sem revalidação de diploma

Criado em 28/06/13 21h33 e atualizado em 28/06/13 21h53
Por Aline Leal Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Médicos protestaram em Brasília
Médicos protestaram em Brasília (Valter Campanato/ABr)

Brasília - Cerca de 350 médicos percorreram as ruas de Brasília em protesto contra a vinda de profissionais estrangeiros para o Brasil sem a revalidação do diploma. No começo da tarde a categoria se concentrou no começo da Asa Sul, próximo ao centro da capital federal, e percorreu a Esplanada dos Ministérios pelo Eixo Monumental, tendo o Palácio do Planalto como destino final.

Para Iran Cardoso, presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), que organizou o protesto com a Associação Brasiliense de Médicos Residentes, o que falta é estrutura para a saúde pública e não médicos. “Não precisamos trazer ninguém de fora, precisamos é de leitos, medicamentos, uma estrutura mínima e uma carreira médica que atraia os profissionais brasileiros”, disse Cardoso.

A categoria ressalta que não é contra a atuação de médicos estrangeiros no Brasil, desde que eles façam o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos , o Revalida, que é elaborado pelo Ministério da Educação.

No meio da caminhada, os manifestantes pararam em frente ao Ministério da Saúde, onde pediram a saída do ministro Alexandre Padilha. Depois os médicos seguiram para o Palácio do Planalto, onde muitos deitaram no chão, mostrando onde está a saúde pública brasileira. O presidente do CRMDF conversou com um assessor representante da secretaria-geral do Planalto, que pediu que a categoria elaborasse um documento com as reivindicações para entregar à presidenta Dilma Rousseff.

Na avaliação de Paula Lima, residente de ginecologia, a vinda de médicos estrangeiros é uma medida que visa enganar à população. “Médico não é mágico, sem estrutura podemos fazer muito pouco”, disse Paula. A maioria dos protestantes eram médicos residentes, pois, segundo Paula, esta parcela da categoria é a mais prejudicada, pois é quem sente a falta de estrutura no interior do país.

Em protesto, os médicos do Distrito Federal cancelaram cerca de 3 mil consultas médicas marcadas para hoje. Além disso, várias entidades médicas, entre elas o Conselho Federal de Medicina, estão organizando o Dia Nacional de Mobilização contra a Importação de Médicos Formados Fora do Brasil sem a Revalidação do Diploma, marcada para o dia 3 de julho, quando vai haver paralisação da categoria.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do governo é criar programas de autorização especial para que os profissionais que se formaram fora do país só possam atuar na atenção básica, nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. De acordo com o ministro, a ideia do governo é evitar que eles entrem no país e depois saiam das regiões onde há carência de médicos e passem a disputar o mercado de trabalho com os brasileiros.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário