one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes em São Paulo ocupam a Avenida Paulista

Imagem:

Compartilhar:

Movimento Passe Livre anuncia que não convocará mais protestos

Criado em 21/06/13 12h48 e atualizado em 21/06/13 17h48
Por Fernanda Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Protestos em São Paulo, 20 de junho
Na manifestação de ontem (20), convocada pelo movimento para comemorar a redução das passagens, outras pautas foram colocadas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

São Paulo – Os militantes do Movimento Passe Livre (MPL) anunciaram que não vão mais promover protestos na capital paulista. O MPL vinha organizando os atos pela revogação do aumento da tarifa do transporte público na capital paulista desde o dia 6, reivindicação atendida pelos governos estadual e municipal na última quarta-feira (19).

Na manifestação de ontem (20), convocada pelo movimento para comemorar a redução das passagens, houve interferência de grupos trazendo “pautas conservadoras”, como definiu Douglas Belome, militante do MPL. Segundo ele, manifestantes com reivindicações como a redução da maioridade penal fizeram o Passe Livre, que existe desde 2005, desistir dos atos de rua na cidade de São Paulo.

Belome declarou que a luta do MPL é exclusivamente pelo transporte público e que a bandeira do movimento é a implementação da tarifa zero. Embora não rejeite outras pautas durante o protesto, o MPL apoia apenas movimentos que condizem com as suas diretrizes. “Apoiamos movimentos sociais que lutem por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Belome.

Leia também

Fifa nega intenção de cancelar Copa das Confederações

Confira o mapa dos protestos marcados para esta sexta-feira (21)

Beltrame admite que Exército pode ser convocado para reforçar segurança no Rio

O militante relata que a presença de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) durante a manifestação de ontem acabou atrapalhando, pois houve hostilidade de participantes de outros partidos ou dos que pediam a ausência de partidos políticos no ato.

Em nota, o movimento disse que repudia os atos de hostilidade. “O MPL é um movimento social apartidário, mas não antipartidário. Repudiamos os atos de violência direcionados a essas organizações durante a manifestação de hoje, da mesma maneira que repudiamos a violência policial. Desde os primeiros protestos, essas organizações tomaram parte na mobilização. Oportunismo é tentar excluí-las da luta que construímos juntos”.

O Passe Livre informou que vai continuar com suas atividades pela implementação da tarifa zero, colhendo assinaturas para um projeto de lei sobre o assunto.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário