one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes convocados pelo Movimento Passe Livre (MPL) se concentram na Praça do Ciclista para protesto contra aumento da passagem em SP

Imagem:

Compartilhar:

Movimento pede suspensão do aumento de tarifas para acabar com protestos

Criado em 12/06/13 18h47 e atualizado em 13/06/13 09h31
Por Bruno Bocchini e Daniel Mello Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

PM lança bombas de gás em milhares de manifestantes na Praça da Sé
Polícia Militar de São Paulo lança bombas de gás lacrimogênio em milhares de manifestantes na Praça da Sé em São Paulo durante protestos contra o aumento da passagem de transporte coletivo (NINJA)

São Paulo – O Movimento Passe Livre e o Ministério Público do Estado de São Paulo decidiram hoje (12) apresentar à prefeitura e ao governo estadual uma proposta para suspensão do aumento das tarifas dos transportes públicos. Na reunião, que foi intermediada pelo Ministério Público e contou com a participação de representantes dos governos estadual e municipal, o movimento concordou em parar com as manifestações de protesto nas ruas da capital se a prefeitura e o governo estadual suspenderem, por 45 dias, o aumento das tarifas nos ônibus, no metrô e nos trens.

Leia também:

- Alckmin critica manifestação em São Paulo

- Passe Livre: Detidos durante protesto serão levados para centros de Detenção Provisória

Pela proposta, nesse período, uma comissão formada por representantes da sociedade civil, do Ministério Público, da prefeitura e do governo estadual faria uma avaliação dos cálculos que justificaram o aumento nas passagens. O Ministério Público comprometeu-se a apresentar a proposta amanhã (13) ao governo do estado e à prefeitura.

No entanto, a manifestação marcada para amanhã em frente ao Teatro Municipal foi mantida. Caso o aumento das tarifas seja suspenso ainda amanhã, o Movimento Passe Livre informou que permanecerá no local, mas para uma festa de confraternização.

Na noite de ontem (11), o movimento organizou o terceiro e maior ato contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. O protesto começou na Avenida Paulista, desceu a Rua da Consolação e seguiu fechando as avenidas Radial Leste, Liberdade e Rangel Pestana. Os manifestantes, que tinham acabado de depredar um ônibus, foram impedidos de entrar no terminal do Parque Dom Pedro II, o que gerou um grande confronto.

A depredação de veículos e os enfrentamentos entre manifestantes e policiais espalharam-se pela região central da cidade, com danos a ônibus, agências bancárias e estações de metrô. 

A Polícia Militar prendeu 17 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos de vandalismo, das quais 11 continuavam presas até o início da tarde. A Companhia do Metropolitano de São Paulo estimou que os danos nas estações de metrô cheguem a R$ 36 mil. 

Está prevista para a noite de hoje uma vigília pela libertação dos que continuam presos. O Coletivo Desentorpecendo a Razão, responsável pelo ato, alega que houve excesso na ação policial.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário