one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O advogado Luís Roberto Barroso, indicado para a vaga no Supremo, foi sabatinado hoje (5) na CCJ do Senado

Imagem:

Compartilhar:

Novo ministro do STF toma posse em substituição a Ayres Britto

Criado em 26/06/13 06h40 e atualizado em 26/06/13 07h37
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Adgovado Luís Roberto Barroso é sabatinado no Senado
Luís Roberto Barroso atuou como advogado e procurador do estado do Rio de Janeiro, além de ser professor em universidades públicas (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de  55 anos,  toma posse hoje (26) à tarde em sessão solene. Barroso substitui Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente aos 70 anos, em novembro do ano passado. O novo ministro atuou como advogado e procurador do estado do Rio de Janeiro, além de ser professor em universidades públicas.

Como advogado, participou de casos emblemáticos, como a defesa das pesquisas com células-tronco embrionárias e das uniões homoafetivas, além da proibição do nepotismo no Poder Judiciário. Foi membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (2000-2005) e de  comissões.

Leia também:

Barroso: país precisa desesperadamente de reforma política

Supremo pode revisar Lei de Anistia, analisa Barroso

Lentidão e massificação de processos são piores defeitos da Justiça, diz Barroso

Ao ser sabatinado no Senado, Barroso foi perguntado sobre seu ativismo. Um dos destaques na trajetória do novo ministro foi a defesa do ex-ativista político italiano Cesare Battisti. Recentemente, como  procurador do estado do Rio, ele conseguiu que a Suprema Corte suspendesse os efeitos da Lei dos Royalties, que previa novo regime de partilha dos valores obtidos pela exploração de petróleo e gás natural.

Se a questão dos royalties voltar a ser objeto de análise no Supremo, Barroso indicou que pretende declarar-se impedido de votar sobre o tema por não ter condições de atuar com  “imparcialidade nem distanciamento”.

Na véspera da sua posse ontem (25), Barroso disse que o país precisa “desesperadamente” de uma reforma política, após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Se pudermos aproveitar este momento e esta energia contestatória para conduzir uma reforma política, teremos [como] transformar o limão em uma limonada”, disse.

Para Barroso, a proposta da presidenta Dilma Rousseff é constitucional, afastando rumores levantados por alguns parlamentares que levantavam dúvidas sobre a legalidade da realização de um plebiscito e da convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a matéria.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário