one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Menores vendem doces próximo à Estação Rodoviária de Brasília para ajudar nas despesas de casa.

Imagem:

Compartilhar:

OIT exalta exemplos brasileiros em relatório sobre a erradicação do trabalho infantil

Criado em 11/06/13 19h23 e atualizado em 11/06/13 19h48
Por Carolina Sarres Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Trabalho Infantil
Brasília - Menores vendem doces próximo à Estação Rodoviária de Brasília para ajudar nas despesas de casa. (Renato Araújo/ABr)

Brasília – A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti) e a regulamentação sobre as piores formas de trabalho infantil na legislação brasileira foram citadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplos nacionais de regulação e combate ao trabalho infantil, no relatório Erradicar o Trabalho Infantil no Trabalho Doméstico, divulgado hoje (11). A organização avaliou, no documento, que o Brasil tem uma preocupação permanente em eliminar o trabalho infantil – especialmente o doméstico – , por meio da elaboração de políticas públicas.

Leia também:

- Trabalho doméstico envolve mais de 15 milhões de crianças em todo o mundo

A análise da OIT baseou-se na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que indicou que mais de 250 mil crianças e adolescentes no Brasil estão envolvidos em algum tipo de trabalho doméstico na casa de terceiros: cerca de 67 mil entre 10 e 14 anos e 190 mil entre 15 e 17 anos. No mundo, esse número chega a atingir cerca de 15,5 milhões.

Para a organização, as principais iniciativas brasileiras que têm contribuído para o combate desse tipo de atividade são as transferências de renda feitas por programas como o Bolsa Família e o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, elaborado em 2003 por um grupo interministerial, liderado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e acompanhado pela Conaeti.

No plano, além de diagnósticos, estratégias e propostas de ação sobre o trabalho infantil em geral, há uma menção específica ao trabalho doméstico entre crianças e adolescentes – com foco em áreas urbanas –, cujo principal desdobramento foi a regulamentação e o reconhecimento das 89 piores formas de trabalho infantil por meio do Decreto 6.481/2008. Esse mesmo decreto também reconheceu a data 12 de junho como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

O avanço legislativo no Brasil sobre esse tema é uma resposta à Convenção 182 da OIT (sobre trabalho infantil), promulgada em 2000. Recentemente, foi aprovado um projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 72, sobre os trabalhadores domésticos, em que ficam proibidas atividades desse tipo por menores de 18 anos. O texto ainda irá à votação nos plenários do Congresso.

No relatório, a organização também cita exemplos que considera de sucesso em outros países – tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

No Panamá, foi aprovada uma lista com as piores formas de trabalho infantil, semelhante à do Brasil, o Código da Criança e do Adolescente, e a proibição do recrutamento de menores de 18 anos para trabalho doméstico no exterior. Na Costa do Marfim, foi proibido o trabalho de menores de 18 anos como guardas em áreas urbanas. Na Áustria, foi estabelecida a responsabilização do empregador pelos seus empregados domésticos – com atenção aos menores de 18 anos.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário