one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O tema do evento deste ano é Para o Armário Nunca Mais! União e Conscientização na Luta contra a Homofobia.

Imagem:

Compartilhar:

Parada do Orgulho LGBT leva cor e animação para as ruas da capital paulista

Criado em 02/06/13 17h25 e atualizado em 03/06/13 09h29
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

São Paulo – A chuva que atingiu a capital paulista não diminuiu a animação dos participantes da 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT. Com bandeiras nas cores do movimento (lembrando um arco-íris), fantasias e faixas pedindo a saída do Deputado Marcos Feliciano da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, cerca de 400 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (dados coletados por volta das 14h), acompanham os 17 trios elétricos que passam pela Avenida Paulista e descem pela Rua da Consolação, com destino à Praça da República, no centro da capital.

O evento começou por volta das 13h30, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. O tema da parada deste ano é Para o Armário Nunca Mais! União e Conscientização na Luta contra a Homofobia. Um dos destaques da Parada do Orgulho LGBT deste ano é a presença da cantora Daniela Mercury. Ao fim da parada, que passa também pela Rua da Consolação, ocorrerá um show de encerramento com as cantoras Mariene de Castro e Ellen Oléria, no palco que foi montado na Avenida Ipiranga.

Leia também

Número de casamentos entre homossexuais aumenta 78% em SP após liberação

Fux extingue pedido do PSC contra casamento gay em cartórios

Completando nove anos de presença na parada, Almir Cardoso, fantasiado de arco-íris lamentou a ausência do sol. “Queria que saísse o sol. Trouxe o sol na cabeça, os raios. Mas, infelizmente, ele [sol] não quis vir hoje. Mas é festa do mesmo jeito”, disse.

“Acredito que a importância da parada seja as aquisições que estamos tendo referentes aos novos direitos e valores. Algumas pessoas pensam que é só festa, mas não é só isso. É também um manifesto e conquistas, como agora, com a aprovação e oficialização do casamento [entre homossexuais] e da comunhão estável. Além disso, tem também [a questão] da visibilidade, para se ter menos preconceito e mais respeito”, disse Cardoso à Agência Brasil.

Ouça aúdio da Radioagência Nacional:

A parada, como já é tradição, atrai também pessoas que se declaram heterossexuais, como é o caso de Marli Ribeiro, 70 anos, que acompanha o evento deste ano acompanhada da filha. “Esta é a segunda vez que venho. Eu me divirto, tiro fotos. Como eu morava no Rio, isto me lembra o carnaval, e me transporto aqui. Aqui só se vê pessoas alegres”, declarou.

Um grupo que se identificava como skinheads e punks acompanhou o evento com uma faixa contra a homofobia. Em entrevista à Agência Brasil, um dos integrantes, que se identificou apenas como Max, disse ser contrário à homofobia. “Sou bissexual, minha namorada está do meu lado e apoia o movimento”, disse.

A Parada deste ano conta com 17 trios elétricos. O último deles faz uma campanha contra a permanência do deputado federal Marco Feliciano na presidência da Comissão dos Direitos Humanos.
 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário