one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto de índios em Brasília contra Belo Monte

Imagem:

Compartilhar:

Parte dos índios que ocupa sede da Funai sai em marcha pela Esplanada dos Ministérios

Criado em 11/06/13 13h27 e atualizado em 11/06/13 16h36
Por Alex Rodrigues Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Índios aguardam representante da Funai
Grupo de 140 índios mundurukus em frente ao prédio da Funai (Fabio Rodrigues Pozzebom / Abr)

Brasília – Parte dos cerca de 150 índios mundurukus que desde ontem (10) ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) deixou o prédio há pouco e seguiu, a pé, pela Esplanada dos Ministérios, em direção ao Palácio do Planalto. A marcha, neste momento, está concentrada em frente ao Ministério das Minas e Energia.
O grupo munduruku é o mesmo que já ocupou o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a cerca de 55 quilômetros de Altamira (PA). Os integrantes pedem a suspensão dos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia.
Os índios, que chegaram a Brasília há uma semana para se reunir com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, exigem ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

Leia mais:

CNBB pede que reunião com ministra seja adiada até que impasse seja resolvido

Mundurukus podem voltar a ocupar Belo Monte, diz líder indígena

O restante do grupo permanece reunido na sede da Funai, impedindo inclusive a entrada dos servidores do órgão indigenista vinculado ao Ministério da Justiça. Segundo a assessoria do Conselho Indigenista Missionário, a ocupação do prédio foi decidida após o grupo ter esperado, por cerca de seis horas, para ser recebido pela presidenta interina da Funai, Maria Augusta Assirati.

Ex-diretora de Promoção ao Desenvolvimento da Funai, Maria Augusta assumiu ontem (10) a presidência da fundação, em substituição à antropóloga Marta Azevedo, que pediu exoneração na sexta-feira (7), alegando motivos de saúde.

Ainda segundo a assessoria do Cimi, os índios queriam se reunir com Maria Augusta para pedir transporte para retornarem ao Pará. Os índios também queriam entregar à presidenta da fundação cópia do documento com as reivindicações que apresentaram ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário