one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homens da Força Nacional ocupam a comunidade de Santo Amaro

Imagem:

Compartilhar:

Patrulha da Força Nacional vigia acesso a fazendas e aldeias em Sidrolândia

Criado em 11/06/13 17h49 e atualizado em 11/06/13 18h12
Por Luciano Nascimento Edição:Beto Coura Fonte: Agência Brasil

Brasília – Os soldados da Força Nacional de Segurança iniciaram operações de patrulhamento na segunda-feira (10), em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A Força Nacional foi chamada para atuar no conflito entre indígenas e fazendeiros em Sidrolândia, que resultou na morte do índio terena Oziel Gabriel, no último dia 30, e no atentado à bala que feriu o índio Josiel Gabriel Alves na última terça-feira (5).

A previsão era que o efetivo iniciasse suas ações na sexta-feira (7), mas a reportagem da Agência Brasil esteve no local e constatou que as tropas ainda não haviam iniciado o trabalho. Ontem, os policiais finalizaram a montagem de cinco postos de controle para monitorar o acesso às fazendas e aldeias na área de conflito. Oito viaturas percorrem a região, onde os índios terenas ocuparam quatro fazendas. Em uma delas, a Fazenda Buriti, eles voltaram a ocupar uma área de 30 hectares (ha).

De acordo com o integrante da comissão criada pelos índios para tratar da questão fundiária, Adão Terra, aos poucos os índios estão retornando para o local.  Dois mil índios de nove aldeias participam da ocupação chamada, pelos indígenas, de retomada do território. Eles estão plantando mandioca, milho, abóbora e hortaliças.

“Nós estamos preparando 30 ha do terreno para plantar. E pretendemos fazer muito mais. Antes estávamos com um espaço de 2090 ha, onde convivia toda a comunidade, e não tinha espaço para plantio, nem para nada. Hoje queremos buscar a subsistência para dar a sustentação da família”.

Na última quinta-feira (6), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo anunciou a criação de um fórum para negociar as terras ocupadas por indígenas em Mato Grosso do Sul. A primeira reunião deve acontecer no próximo dia 20.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário