one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Milhares de manifestantes tomaram o centro da cidade do Rio na última quinta-feira.

Imagem:

Compartilhar:

PM estima que 3 mil pessoas tenham depredado o centro do Rio

Criado em 21/06/13 15h26 e atualizado em 21/06/13 15h40
Por Isabela Vieira Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, disse hoje (21) que a inteligência policial não trabalha mais com o conceito de minoria para se referir aos vândalos que depredaram o centro da cidade do Rio. A estimativa é que mais de 3 mil pessoas tenham atacado e saqueado lojas, agências bancárias e uma escola municipal.

Leia também: Com medo de vandalismo, lojas e escolas do Rio de Janeiro fecham

Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas e oito foram presas, sendo três adolescentes. Durante a confusão, a imprensa foi atacada. Um carro de reportagem do SBT foi incendiado e populares tentaram invadir a sede do jornal O Globo, na Rua Irineu Marinho, próximo a prefeitura do Rio. Um repórter da GloboNews foi atingido na testa por bala de borracha.

"A expressão minoria tem que ser pensada. Uma minoria, não sei se produziria o Rio de Janeiro que a gente viu", disse Beltrame. "Talvez seja uma minoria frente a 300 mil pessoas, mas uma minoria, minoria mesmo, não produz o que a cidade amanheceu e viu", completou.

A Polícia Militar (PM) informou ter adotado todas as táticas para dispersar aglomerações. As ações envolveram o uso de gás lacrimogênio e de balas de borracha contra grupos de revoltosos e atingiu pessoas que estavam em bares no bairro da Lapa. Também foram relatadas ações em frente ao Hospital Municipal Souza e Aguiar.

“Em algum momento, grupos radicais, cerca de três mil pessoas, se chocou contra a polícia e houve um embate”, afirmou o coronel Alberto Pinheiro Neto, chefe operacional da PM. “Naquele momento, havia a necessidade imperiosa de não se permitir aglomerações no centro. As pessoas estavam fora de si”, avaliou. O ataque ao hospital foi negado.

De acordo com o secretário de segurança, o cenário de ontem era crítico. “A polícia fica entre a possibilidade de vir a cometer uma prevaricação, um abuso, entre a técnica e a proporcionalidade, dentro de um cenário complexo que está aí”, disse. Ele pede para que a população denuncie nas delegacias os policiais que tenham cometido excessos.

Para próximas manifestações não foram descartadas restrições ao deslocamento de pessoas, sem restringir a liberdade de ir e vir e de organização de protestos. “As manifestações pacíficas, nós garantimos. Para o vandalismo, a ordem. Um país melhor, todos queremos, mas para quebradeira, a polícia, que é o braço do Estado, tem que agir”, afirmou Beltrame.

Na tentativa de identificar os criminosos que agiram ontem, estão sendo analisadas imagens de câmeras de segurança. O secretário destacou a necessidade de se produzir provas e conseguir a detenção preventiva de vândalos. Com bases em investigação criminal, foi pedida a prisão de duas pessoas, ontem (20), negada pelo Tribunal de Justiça do Rio.

Edição: Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário