one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Candelária manifestação rio de janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Rio amanhece com marcas de depredação após protesto contra aumento de tarifa

Criado em 14/06/13 11h19 e atualizado em 14/06/13 11h37
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Candelária manifestação rio de janeiro reajuste passagem
Manifestação no Rio de Janeiro (Vírus Planetário / facebook.com)

Rio de Janeiro - Mais uma vez, o centro da capital amanheceu com marcas de depredação, após as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus ocorridas nessa quinta-feira (13) à noite.

Desde a madrugada de hoje (14), funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) trabalham para limpar pichações de prédios históricos, como a Igreja da Candelária e o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do estado (Alerj). Pontos de ônibus, placas de sinalização e lixeiras também foram alvos dos manifestantes. A prefeitura do Rio ainda não divulgou de que maneira irá recuperar os locais danificados.

Em nota, a Alerj disse ter sido palco de diversas manifestações populares ao longo de décadas e que sempre defendeu esse tipo de manifestação, por entender que faz parte do processo democrático que sustenta o Estado de Direito. O Legislativo, no entanto, repudiou o vandalismo, em particular aqueles contra o patrimônio histórico e público. A Alerj lembrou que é dever de todos, autoridades e cidadãos, proteger esses bens, que pertencem não a indivíduos, mas à sociedade como um todo.

A manifestação dessa quinta-feira começou na Igreja da Candelária, por volta das 18h, e terminou às 22h, após passar por algumas das principais vias do centro, como as avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Presidente Antônio Carlos, e as ruas Araújo Porto Alegre  e Primeiro de Março.

A enfermeira Claúdia Muniz, que aguardava o ônibus hoje em um ponto completamente destruído pelos manifestantes, disse que a população carioca finalmente acordou e agora está lutando pelos seus direitos. "Não podemos aguentar tantas atrocidades contra o nosso povo. Para mim, essa manifestação é legítima. Chega de aumentos nas tarifas dos transportes públicos. Ontem, eu estava trabalhando e infelizmente não pude comparecer. Mas, na próxima manifestação, espero estar presente" acrescentou.

O analista de sistemas Clóvis Ferreira, que ficou duas horas preso no trânsito por causa do protesto, não aprovou a conduta dos manifestantes. Para ele, existem muitas pessoas descomprometidas com a causa nos protestos. "Você percebe pelas vestimentas e pelo total descontrole que essas pessoas não têm a menor noção do que está acontecendo. Poderíamos ter um movimento mais organizado e que buscasse o diálogo com o Poder Público", disse.

Edição: Graça Adjuto


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário