Digite sua busca e aperte enter


Grupo de teatro Loucas de Pedra Lilás

Imagem:

Compartilhar:

Seminário encerra capacitação de gestores para novas unidades dos CEUs

Criado em 04/06/13 14h30 e atualizado em 04/06/13 14h55
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Brasília – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu hoje (4) o 2º Seminários Regionais dos Centros de Artes e Esportes Unificados - CEUs, que reúne representantes de 50 municípios de várias regiões do país que estão prestes a inaugurar esses equipamentos. Segundo a ministra, o evento “é o coroamento” da capacitação de gestores que vão atuar nos centros.

De acordo com Marta Suplicy, as cidades representadas no evento de hoje “tiveram os líderes comunitários e gestores preparados para realmente desenvolver um programa cultural nos seus municípios”. A estimativa é que sejam implantados 360 CEUs até 2014. Este ano, a previsão é que 100 unidades comecem a funcionar.

O CEU é um espaço voltado ao conhecimento da diversidade artística e social em comunidades com população acima de 50 mil habitantes e em áreas com alta vulnerabilidade social. O programa compõe o PAC 2 no chamado Eixo Comunidade Cidadã.

Nas unidades, haverá espaços para atividades físicas, salas de oficinas para capacitação, atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e espaços culturais como o cineteatro e biblioteca.  “O objetivo é que possamos descobrir novos talentos”, disse a ministra.

Para o diretor de Infraestrutura Cultural do ministério, Germano Ladeira, o objetivo do programa é atingir áreas desprovidas de atendimento social. “O CEU não é um equipamento unicamente cultural, ele concentra ações de cinco ministérios para atingir o desenvolvimento local e social da cidade que foi beneficiada”.

Duas unidades já estão em funcionamento no Paraná. “O programa tem tudo para dar certo. Em Toledo e em Pato Branco, no Paraná, temos excelentes experiências”, disse Ladeira. Participam do programa os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Esporte; da Justiça; do Trabalho e Emprego; e da Cultura.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Deixe seu comentário

Publicidade