one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


José Gutman, novo diretor da ANP

Imagem:

Compartilhar:

Servidor de carreira toma posse como diretor da ANP

Criado em 27/06/13 19h15 e atualizado em 27/06/13 19h35
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

José Gutman, novo diretor da ANP
Para o novo diretor da ANP, o fato de ser concursado fortalece os servidores (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Rio de Janeiro – O engenheiro José Gutman tomou posse hoje (2) como diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Gutman ocupava o cargo de superintendente de Participações Governamentais da ANP e é o primeiro funcionário concursado a chegar ao cargo de diretor da agência de petróleo e o terceiro entre todas as agências reguladoras.

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade Cândido Mendes, o diretor fez mestrado em Planejamento Energético e especialização em Economia da Regulação pelo Instituto de Economia da UFRJ. Ele começou na ANP há 14 anos como funcionário temporário e ingressou por meio de concurso público em 2005.

Leia também

Brasil precisará de 100 novas usinas de etanol até 2020

Senado aprova urgência para votar projeto que destina royalties para saúde e educação

O nome de Gutman para a diretoria foi uma sugestão pessoal da diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, que apostou na competência e bom relacionamento do funcionário. “Ele entrou na ANP como temporário, 14 anos atrás, decidiu fazer o primeiro concurso público, foi muito bem aprovado, é um auxílio importante, um quadro técnico qualificado da agência e é uma pessoa querida, uma pessoa boa”.

Gutman disse que são muitos os desafios que a ANP tem pela frente. “A produção do Brasil vai mais que dobrar até o final da década, tem as rodadas de licitação, a ANP vem adquirindo, ao longo do tempo, várias atribuições, como a regulação da produção de etanol. Então, um dos desafios é adequar o quadro técnico da agência às atividades que são demandadas pelas nossas atribuições”.

Para o novo diretor da ANP, o fato de ser concursado fortalece os servidores. “A carreira é relativamente recente, o primeiro concurso, no qual eu entrei, é de 2005, embora eu já estivesse na ANP antes. Isso fortalece o quadro técnico, dá um incentivo, uma moral. Hoje já tem vários concursados que já assumem cargos de gestão, então é muito bom para a carreira”.

O nome de José Gutman para a diretoria foi aprovado pelo Senado no dia 8 de maio e ele foi nomeado por decreto da presidenta Dilma no dia 28 de maio. O mandato é de quatro anos.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário