one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes deixam o prédio do Incra

Imagem:

Compartilhar:

Após descocupar prédio do Incra, agricultores aguardam início das negociações

Criado em 19/07/13 23h27 e atualizado em 20/07/13 10h14
Por Marcelo Brandão Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Manifestantes deixam o prédio do Incra
Manifestantes deixam o prédio do Incra na noite da última sexta-feira (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília - Depois de 70 horas de ocupação, trabalhadores rurais deixaram no começo da noite de hoje (19) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde estavam desde a madrugada de quarta-feira (17). Para deixar o prédio, os trabalhadores, ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf-DFE), queriam garantias do órgão de que as reivindicações seriam atendidas. As negociações com o instituto, porém, não avançaram.

A saída ocorreu por volta das 18h, em resposta a um novo prazo que a juíza responsável pela liminar de reintegração de posse, Maria Cândida de Almeida, concedeu aos trabalhadores. “A juíza nos notificou novamente, dando prazo até as 18h. O defensor público que nos representou na ação conversou com ela e, nessa conversa, ela teria sinalizado que se cumpríssemos com esse segundo compromisso, a multa seria desconsiderada”, explicou Francisco Lucena, coordenador-geral da Fetraf-DFE.

A pauta de reivindicações dos trabalhadores permanece na mesa à espera de discussão. Para continuar pressionando o governo, os agricultores montarão acampamento na área externa ao redor da sede do Incra. Entre as reivindicações dos agricultores está a restituição do chamado Crédito Instalação, uma verba concedida pelo Incra para auxiliar no desenvolvimento inicial de moradia das famílias contempladas com assentamentos. De acordo com a Fetraf-DFE, R$ 40 milhões foram retirados sem explicação. A entidade também cobra a concessão de terra para assentar 3 mil famílias, além da implementação de infraestrutura e assistência técnica nos assentamentos.

A pauta deve começar a ser negociada na próxima segunda-feira (22). A Fetraf-DFE pede a presença do presidente do Incra, Carlos Guedes, de um representante da Secretaria-Geral da Presidência da República e outro da Secretaria Nacional de Patrimônio da União.

Os trabalhadores deixaram prédio, carregando colchões, sacolas e vasilhas de comida. Valmir Neves, de 66 anos de idade, cria galinhas e planta banana e mandioca com a esposa, em um assentamento de 20 hectares, em Buriti (MG). À espera do crédito, ele recebeu dinheiro para comprar gado, mas não tinha cerca no assentamento. Gastou tudo com as cercas e espera verba para comprar o gado. O pequeno agricultor reclama que o dinheiro destinado às famílias do campo nem sempre dá para pagar as dívidas contraídas visando a melhorias no assentamento. “Tudo que o Incra dá pra gente é para gente pagar, porque nada é de graça. E sem receber o dinheiro, como é que a gente vai pagar?”

A mesma indagação foi feita por Dona Aurinda Barbosa, presidente de uma associação de trabalhadores de agricultura familiar em Padre Bernardo (GO). Segundo ela, a verba do Crédito Instalação, que estava na conta da associação, foi usado para honrar compromissos já assumidos pelas famílias da região. Com produtos comprados e serviços feitos, a falta de pagamento tem lhe rendido ameaças. “A gente está sendo ameaçado. Eu vim para Brasília semana passada e não pude voltar porque fiquei com medo, porque moro sozinha”.

Segundo a assessoria do Incra, já foi liberado mais de R$ 1 milhão em de Crédito Instalação para o Distrito Federal e Entorno e novas medidas de segurança estão sendo tomadas para garantir a aplicação correta dessa verba, o que teria gerado a retenção temporária do crédito. Tal explicação deve ser dada durante as negociações entre trabalhadores e governo, na próxima semana.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário