one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cartão do Bolsa Família

Imagem:

Compartilhar:

Bolsa Família terá prêmio por boas práticas de gestão

Criado em 31/07/13 07h37 e atualizado em 31/07/13 08h02
Por Mariana Tokarnia Edição: abre as inscrições nesta quinta-feira Fonte:Agência Brasil

Bolsa Família: benefícios aumentam mais de quatro vezes em nove anos
O Bolsa Família é o carro-chefe dos programas de transferência de renda no Brasil.

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai premiar as boas práticas de gestão do programa Bolsa Família. O Prêmio Rosani Cunha: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos abre as inscrições nesta quinta-feira (1º) pela internet. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto. Podem participar gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal. O projeto inscrito deve ter pelo menos quatro meses de implementação.

Serão selecionados 12 projetos. Os relatos serão disponibilizados em versão digital e impressa. "O objetivo é dar visibilidade e compartilhar as boas práticas, para que elas sejam difundidas no país", explica a secretária adjunta nacional de Renda de Cidadania do MDS, Letícia Bartholo.

Leia mais:

Governo vai liberar R$ 200 milhões para projetos de catadores de material reciclável

Brasileiros que concluíram cadastro do Programa Mais Médicos são 21% dos inscritos

Site reúne indicadores dos municípios brasileiros participantes do Programa Cidades Sustentáveis

 

Esta é a segunda edição do prêmio, a primeira ocorreu em 2009. O primeiro lugar foi ocupado pela prefeitura de Pão de Açúcar (AL), com um programa de construção de cisternas e placas de armazenamento de água. Com uma tecnologia chamada cisterna de placas, que armazenavam 16 mil litros cada, o programa atendia, na ocasião, a cerca de 4,5 mil pessoas.

Neste ano, o prêmio será dividido em três categorias: busca ativa para cadastramento e atualização cadastral, incluindo identificação de grupos populacionais tradicionais e específicos; ações articuladas do Plano Brasil Sem Miséria voltadas à inclusão produtiva das famílias beneficiárias do Bolsa Família; e gestão de condicionalidades e acompanhamento familiar intersetorial (assistência social, saúde e educação).

Os vencedores receberão um certificado de reconhecimento pela contribuição aos objetivos do Bolsa Família. Dentre os premiados, os responsáveis por três projetos municipais e uma estadual vão viajar para conhecer um programa de transferência de renda na América Latina.
 
O Bolsa Família é o carro-chefe dos programas de transferência de renda no Brasil. Uma das principais características é a gestão descentralizada e compartilhada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.

Em dez anos, "o programa amadureceu muito rápido", avalia Letícia. A secretária adjunta acrescenta, no entanto, que não é porque o programa está consolidado que deve deixar de ser aprimorado. Um dos pontos, segundo ela, que requer atenção é a comunicação com os beneficiados. "É importante escutar quem está recebendo o benefício, isso faz parte do princípio democrático da participação na construção da política pública", diz.

O MDS têm buscado melhorar a comunicação direta com os beneficiários principalmente depois do boato sobre o fim do Bolsa Família, que levou a uma corrida aos caixas bancários este ano.

Entre os pontos positivos, Letícia destaca o impacto do programa na educação. Segundo dados do MDS, os estudantes beneficiados pelo Bolsa Família em algumas regiões do país têm rendimento melhor do que a média brasileira. Além disso, por exigir uma frequência mínima nas aulas, os estudantes estão faltando menos.

"O programa atende a milhões de famílias brasileiras. Isso requer evoluções e passa por desafios importantes", constata a secretária. "Divulgar as boas práticas é a principal contribuição do prêmio", disse.

 

Edição: José Romildo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário