one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro – O papa Francisco exaltou hoje (26), na oração Angelus Domini, o valor da família.

Imagem:

Compartilhar:

Casal pede interferência do papa contra lei que permite aborto de fetos com má-formação

Criado em 27/07/13 13h42 e atualizado em 29/07/13 13h17
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Talita Cavalcante // Matéria alterada na segunda-feira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O casal Haroldo Lucena e Mariselma da Silva tem filhos gêmeos, um menino e uma menina de 1 ano e cinco meses. A menina Ruhama nasceu com má-formação, enquanto Amin Mateus não tem problema algum. Hoje (27), eles conseguiram a bênção do papa Francisco, quando ele deixava a Catedral do Rio. O santo padre celebrou uma missa para bispos, sacerdotes e religiosos que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Depois da bênção, o papa deu quatro terços para Haroldo, Mariselma e os filhos.

Para o casal, a bênção do papa foi uma emoção muito grande, mas de acordo com Lucena, o encontro teve o objetivo de pedir a interferência do pontífice para que a presidenta Dilma Rousseff vete o projeto de lei que permite o aborto de fetos com má-formação ou sem cérebro – os anencéfalos.

“Essa criança está com um ano e cinco meses e os dois são gêmeos da mesma placenta. Pela interseção do beato João Paulo II é que essa criança está aqui. Nossa finalidade de ter saído do Rio Grande do Norte até aqui é só para pedir à presidenta que não assine [o projeto de] lei. Mais nada nos interessa”, comentou.

Tramita no Senado o projeto que define regras para o novo Código Penal Brasileiro. O PLS 236/2012 prevê, entre outras ações, o aborto em casos de anecefalia ou má-formação do feto, atestadas por dois médicos.

A família foi para Aparecida, em São Paulo, na tentativa de ter um contato com o papa na quarta-feira (24). Segundo a mãe das crianças, os quatro só chegaram quando a missa na basílica da padroeira do Brasil já tinha acabado. “Fomos até Aparecida só que quando chegamos lá a missa tinha terminado e não deu tempo de chegar até ele. Ficamos tristes, mas o padre Pedro nos ajudou e trouxe a gente para cá.”

O diretor dos Eventos Pró-vida e Pró-Família Nacional, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Lago Azul, de Novo Gama, em Goiás, padre Pedro Stepien, foi quem ajudou o casal a chegar até o papa. Ele informou que manteve contatos com representantes da Igreja no Rio para conseguir o encontro.

O padre disse que, como voluntário, acompanha o processo legislativo no Congresso Nacional sobre leis que tratam do tema. De acordo com o religioso polonês, a luta é contra o PLC 03/2013, que segundo ele, considera o aborto profilaxia da gravidez. O texto, aprovado no Congresso, aguarda até quinta-feira (1º) sanção ou veto da presidenta. “Isso é abominável. A Constituição garante a inviolabilidade da vida humana”, esclareceu.

A norma obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O texto diz que o atendimento deverá incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Prevê também a preservação de materiais que possam ser coletados no exame médico legal.

Depois do encontro com o papa a família foi cercada por vários religiosos. A madre Maria Teresa do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda, de Vila Isabel, zona norte do Rio, pegou a menina no colo e a abençoou. “É o milagre da vida”, disse.

Edição: Talita Cavalcante // Matéria alterada na segunda-feira (29) às 12h57 para esclarecer informação de que o projeto referente ao aborto de fetos com má-formação tramita no Senado, e não foi aprovado no Congresso como dito anteriormente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário