one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em protesto, brasilienses pedem tarifa zero e passe livre para o transporte coletivo

Imagem:

Compartilhar:

Especialistas divergem sobre tarifa zero

Criado em 03/07/13 09h52 e atualizado em 03/07/13 10h02
Por Pedro Peduzzi e Sabrina Craide Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - Uma das principais reivindicações das manifestações que se espalharam pelo país, a tarifa zero para transporte público é um tema complexo cuja viabilidade divide a opinião de especialistas. Se, para o Movimento Passe Livre (MPL) e parte dos especialistas consultados pela Agência Brasil, a gratuidade é possível e não compromete a eficiência, para outros, a isenção coloca em risco, justamente, a qualidade do serviço.

“O que defendemos é que o transporte não seja pago pela população que o utiliza, e sim pelo conjunto da sociedade, especialmente por meio dos impostos”, argumenta o professor de história Lucas Monteiro, uma das lideranças do Movimento Passe Livre (MPL) em São Paulo. Segundo ele, a principal bandeira do movimento é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90/2011. A medida prevê a inclusão do transporte no grupo de direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal – e foi apresentada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha, e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão considera possível zerar a tarifa, mas, antes, é preciso ter em mente que essa conta será paga, de alguma forma, pelo contribuinte. “Não é algo fácil de ser obtido. Primeiro, pela dificuldade em sabermos exatamente qual é o custo do transporte, já que as empresas que têm essas informações as colocam em uma caixa-preta. Isso acontece em todas as cidades.”

Outro ponto que precisa ser considerado, segundo Aragão, é que “a implantação certamente não será imediata”, tendo de cumprir etapas antes de a gratuidade beneficiar toda a população. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o transporte de estudantes é insumo essencial da educação e assim resolver o problema para, em um segundo momento, estender o serviço aos beneficiados pelo Bolsa Família.

Depois disso, abre-se a possibilidade de expandir a isenção da passagem. “O ideal é usar os recursos da educação para ampliar ainda mais a gratuidade do transporte”, disse Aragão, tendo por base os benefícios da economia de escala, segundo a qual quanto mais serviços forem contratados, menor o preço unitário. Assim, o transporte gratuito pleno seria obtido a partir do transporte estudantil.

Uma proposta de tarifa zero chegou a ser encaminhada à Câmara de Vereadores de São Paulo em 1990, durante o governo da prefeita Luiza Erundina, mas não foi votado pelos parlamentares. O então secretário de Transportes do município, Lúcio Gregori, sugeria uma redistribuição dos tributos municipais, especialmente o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), com mais aumento sobre os que tinham propriedades maiores. Os recursos arrecadados iriam para um fundo, que bancaria a gratuidade do sistema, além da melhoria e da ampliação da frota.

Segundo o ex-secretário, o sistema previsto na época ainda é “totalmente viável”, por meio de uma reforma tributária que aumente a arrecadação das prefeituras e dos estados ou ainda por suporte do governo federal.

Gregori lembra que há vários serviços públicos que não são pagos no ato da prestação, como coleta de lixo e iluminação. “A proposta da tarifa zero é estender esse mesmo conceito para o transporte urbano”, explica. Ele lembra, no entanto, que existe muita resistência política em relação à ideia. “Mas é perfeitamente viável, não tenho a menor dúvida. Agora é uma disputa política pesadíssima.”

Para o arquiteto, urbanista e especialista em transporte público Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba (PR), a gratuidade não é viável, "porque coloca em risco a qualidade do próprio transporte público", disse ele à Agência Brasil.

Segundo Lerner, a solução para o transporte público brasileiro não está na gratuidade. “A reivindicação pela tarifa zero é uma mensagem da população no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados”, avalia. Segundo ele, a população ficaria satisfeita tendo um bom transporte público a baixo custo. Mas para baixar esse custo, é fundamental que o sistema, como um todo, tenha qualidade operacional, argumenta ele.

“Em menos de três anos é possível criar boas alternativas de mobilidade em todas as cidades brasileiras. Dá para solucionar, mas tem de haver decisão e tem de saber operar, porque o problema não está restito à quantidade de ônibus, mas à qualidade de operação”, disse.

O ex-prefeito de Curitiba – capital onde implantou um sistema de ônibus com faixas exclusivas e estações de embarque que, segundo ele, já foi implantado em mais 156 cidades – diz que, atualmente, as empresas de transporte público têm interesse em melhorar a operação, porque a dificuldade em circular também é ruim para elas, “que precisam fazer investimentos a mais, sem que o número de passageiro aumente”.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário