one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Exposição de Maria Martins traz esculturas com toques surrealistas para São Paulo

Criado em 21/07/13 16h20 e atualizado em 21/07/13 16h37
Por Daniel Mello Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Passando por temas como mitos indígenas, africanos e a relação com o feminino, Maria Martins criou esculturas que foram na contramão das ideias que dominavam o mundo artístico brasileiro na década de 1940. “Parece que a sociedade nesse momento quer se pensar como em desenvolvimento, como progressista. Os artistas se voltam para isso e a arte concreta é a prova cabal disso”, destaca a coordenadora de Relações Institucionais do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Magnólia Costa.

O museu, que fica no Parque do Ibirapuera, zona sul da capital, abriga até 15 de setembro a exposição Maria Martins: Metamorfoses, que Magnólia diz ser a mais completa da artista no país. “Ela proporciona ao vistante uma compreensão mais completa do trabalho da artista”, diz a coordenadora sobre Maria que além de escultora, desenhou e escreveu poemas e artigos para jornais.

Ao trabalhar temas sensíveis da sociedade brasileira, como a relação com os povos tradicionais e a mulher, Maria Martins acabou tendo mais sucesso no exterior do que no Brasil. “Essas imagens com os seus corpos com formas distorcidas e em comunicação com formas vegetais, folhas, cipós, galhos retorcidos. Aquilo é visto como uma coisa muito chocante, que não era compatível com o gosto de nossas elites”, explica Magnólia. “São assuntos sobre os quais a nossa sociedade se cala muitas vezes. Pontos sensíveis da sociedade, que ainda é muito conservadora, machista. Ainda é discriminadora”, completa.

A entrada tardia no mundo das artes, a produção próxima ao surrealismo, mas difícil de ser enquadrada em um estilo, fizeram com que Maria Martins se tornasse uma figura peculiar no universo artístico. “Uma figura que é isolada em todos os sentidos. Tem uma produção extremamente original, pessoal, consistente", conta sobre a artista, morta em 1973, que produziu cerca de 200 esculturas em sete anos de atividade e fez a primeira exposição individual aos 47 anos de idade.

No ano passado, ela teve uma exposição individual na Documenta de Kassel, umas das mais importantes mostras de arte contemporânea, realizada a cada cinco anos na Alemanha. Um reconhecimento póstumo ao seu trabalho.

Os traços marcantes da escultora podem ser vistos em uma das obras mais famosas da artista, O Impossível, um dos destaques da mostra. “Ela mostra duas figuras, uma masculina e outra feminina. Essas figuras se relacionam entre si como se dessem um abraço. Só que elas não conseguem se unir plenamente porque das cabeças saem umas formas pontudas, longas, que impedem que elas se juntem. É uma obra que fala da impossibilidade de uma relação plena, talvez porque as ideias que estão na cabeça das pessoas impeçam isso”, descreve Magnólia.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário