one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


jmj juventude jornada mundial

Imagem:

Compartilhar:

Jovens católicos começam a chegar ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude

Criado em 15/07/13 19h01 e atualizado em 15/07/13 21h21
Por Vladimir Platonow Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

 

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude
Grupos de jovens usando grandes mochilas, trazendo amarradas as bandeiras de seus países movimentaram hoje (15) o saguão do Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense (Tânia Rêgo/ABr)

Rio de Janeiro – Milhares de voluntários começaram a chegar ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 deste mês. A maior parte está chegando de avião. Grupos de jovens usando grandes mochilas, trazendo amarradas as bandeiras de seus países movimentaram hoje (15) o saguão do Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital fluminense.

O americano Christopher Ryan manifestou a sua alegria por estar no Brasil para o evento. Antes de chegar ao Rio, ele participou de um encontro de jovens jesuítas em Salvador, capital da Bahia. “Eu espero ter oportunidade de conhecer as pessoas deste país e também as que vêm de outras partes do mundo. Os jovens esperam, sob o comando do papa Francisco, mudanças de estilo, focado na simplicidade e na atenção aos pobres. Ele certamente está capturando a atenção das pessoas mais jovens e eu estou com uma grande expectativa de ver o papa em breve”, disse Ryan, que mora em Boston e faz seminário para se tornar padre.

Segurando uma bandeira da Venezuela, a jovem Carla Maninat ressaltou a importância do papa Francisco para um olhar mais simples para a Igreja Católica. "Quero conhecer muita gente e aprender com o papa. Na Venezuela tem muita gente que vai à igreja, mas há outro tanto que não é praticante. Eu acredito que o novo papa vai mudar muito a igreja, principalmente com sua humildade, que vai ajudar a transformar a visão que as pessoas têm dos católicos", declarou.

Além dos estrangeiros, também é grande o número de brasileiros de outros estados. Wellington Aparecido de Oliveira veio de Bauru (SP) com objetivo de conhecer de perto o papa Francisco e compreender melhor a nova mensagem da Igreja Católica. “Com o novo papa, a Igreja Católica abre as portas para os jovens. Acredito que acontecerão mudanças, mas nada radical. Serão mudanças comportamentais e pessoais, na postura do jovem cristão na sociedade, na escola e no trabalho. Muda a visão de ver a Igreja só como templo, para ser algo contínuo na nossa vida”, disse Oliveira, que trabalha como catequista.

A recepção aos voluntários no Santos Dumont é coordenada por Bruno dos Santos Costa. Ele comanda um grupo de jovens que tem a missão de acolher os visitantes e encaminhá-los aos meios de transporte disponíveis, como pontos de ônibus ou táxis. “Para hoje estão sendo esperados 30% dos voluntários que vão trabalhar na jornada. Amanhã (16), os demais 70% chegam e depois virão os peregrinos. A preocupação maior foi montar pontos de informações em todo o Rio de Janeiro, nas barcas, no trem, no metrô e nos pontos de ônibus. A rede de informação tem como objetivo permitir ao peregrino chegar ao seu local em total segurança”, explicou.

Mas chegar ao destino nem sempre é fácil. Caso da costa-marfinense naturalizada francesa Anastasia N´Guetta, vestindo uma bata típica africana e carregando duas malas e uma bolsa, tentava, em francês, informações com um guarda municipal. Com um pedaço de papel, onde estava escrito o endereço de hospedagem, ela pedia informações sobre como chegar ao local.

O objetivo era chegar ao Alto da Boa Vista, bairro da zona norte da cidade, em meio à Floresta da Tijuca. Sem entender francês, o guarda respondeu em português, gesticulando e apontando para a estação de metrô, a cerca de 500 metros da catedral. Para chegar ao destino, ela deveria usar o metrô até a estação final, na Praça Saens Peña, e depois pegar um ônibus, que com um pouco de sorte a deixaria próxima à rua onde ela deverá ficar.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário