one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Profissionais da saúde

Imagem:

Compartilhar:

Médicos fazem nova manifestação no centro do Rio contra o Programa Mais Médicos

Criado em 31/07/13 20h19 e atualizado em 31/07/13 20h35
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Rio de Janeiro – Médicos e estudantes de medicina se reuniram nesta quarta-feira (31), no centro da capital fluminense, em mais uma manifestação contra o Programa Mias Médicos e os vetos da Presidência da República a artigos do Ato Médico. Os manifestantes saíram em passeata da Cinelândia até o prédio do Ministério da Saúde, no Rio, na esquina Rua México com a Avenida Almirante Barroso. O ato teve o apoio da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ).

A presidenta do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Márcia Rosa de Araújo, voltou a criticar a não revalidação do diploma para médicos estrangeiros. “Qualquer médico brasileiro que queira exercer a profissão em outro país passa pela revalidação. Nos Estados Unidos, você passa por provas dificílimas para revalidar o diploma. Não tem cabimento essa revalidação não acontecer aqui. Brasileiro não é cobaia”, disse.

Márcia Rosa avaliou como positivo o segundo dia de manifestação nacional dos médicos. Ela informou que o próximo passo do movimento é ir ao Congresso Nacional. “Dia 8 de agosto [quinta-feira da próxima semana], vamos seguir para Brasília, onde ocorrerá uma audiência pública, no Congresso Nacional, contra os vetos da presidenta”, declarou.

Sobre a desistência do governo federal em ampliar por mais dois anos o curso de medicina a partir de 2015, Márcia Rosa se mostrou cautelosa com as condições que serão apresentadas para médicos residentes. “Ainda não tenho os detalhes [da decisão]. Mas quero saber se a questão da bolsa e residência para médicos no interior do país sem professores vai continuar”, ressaltou.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário