one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Integrantes da Federação de Agricultura Familiar do DF (Fetraf) invadiram o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Imagem:

Compartilhar:

Negociação com a Fetraf não chega a acordo e ocupação da sede do Incra continua

Criado em 17/07/13 20h48 e atualizado em 17/07/13 21h02
Por Marcelo Brandão Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - Após horas de negociação entre os representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), nenhum acordo foi fechado. Por causa disso, os cerca de 700 agricultores, segundo a Polícia Militar, que ocupam o prédio do Incra desde a madrugada desta quarta-feira (17) vão passar a noite no local. As conversas serão retomadas nesta quinta (18), a partir das 9h.

“Vamos permanecer no prédio até amanhã, quando retomaremos as negociações pra tentar um entendimento pra desocupar o prédio. Mas, por enquanto, continuaremos em tempo indeterminado”, disse o coordenador-geral da Fetraf, Francisco Lucena, que lamentou não ter chegado a uma solução.

O diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, César Aldrighi, chegou a dizer que os manifestantes prometeram desocupar o prédio na manhã desta quinta-feira, mas Lucena negou.

“Nós propusemos, para desocupar o prédio, que nos fosse fornecido água, liberação dos banheiros e da garagem à noite, das 19h às 7h, para dormirem as crianças, mulheres e pessoas que têm problema de pressão. Mas eles não aceitaram. Tentaram nos convencer de que tínhamos proposto ficar na garagem só esta noite e amanhã iríamos para a Superintendência Regional do Incra, mas nós dissemos que não era essa a proposta”.

Os manifestantes ocuparam o prédio às 4h30 desta madrugada. Eles quebraram os vidros da porta de entrada. Eles vieram do interior de Minas Gerais, Goiás e do Entorno do Distrito Federal. O grupo é formado por várias famílias, incluindo crianças e idosos. Apesar da entrada forçada no prédio, não houve conflito com os seguranças, que permanecem no local.

Entre as reivindicações dos agricultores está a restituição do chamado Crédito Instalação, uma verba concedida pelo Incra para auxiliar no desenvolvimento inicial de moradia das famílias contempladas com assentamentos. De acordo com a Fetraf, R$ 40 milhões foram retirados sem explicação.

A assessoria do Incra informou que a verba foi suspensa sob alegação de “fragilidades nas etapas do processo de concessão dos recursos”. Uma dessas fragilidades é a falta de critérios objetivos na definição de quem tem prioridade no recebimento do crédito. Na pauta de reivindicações também consta a concessão de terra para assentar 3 mil famílias, além da implementação de infraestrutura e assistência técnica nos assentamentos.

O Incra não aceita negociar com o prédio ocupado. A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve uma liminar na Justiça determinando a desocupação do prédio. De acordo com o órgão, os manifestantes devem deixar o prédio nas próximas horas, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário