one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Modelo de avião Cessna.

Imagem:

Compartilhar:

Novo aeroporto privado de SP é autorizado a operar e cobrar tarifas

Criado em 25/07/13 20h28 e atualizado em 25/07/13 21h14
Por Daniel Mello Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

São Paulo – A primeira outorga a um aeroporto privado autorizado a cobrar tarifas foi assinada hoje (25) na capital paulista. O terminal, que ficará em Parelheiros, zonal sul da cidade, operará voos da aviação executiva e de táxi aéreo. A possibilidade de exploração comercial de aeroportos privados foi aberta em decreto presidencial assinado em dezembro do ano passado. Anteriormente, aeroportos privados podiam receber apenas aviões particulares. O aeródromo, da empresa Harpia Logística S.A., terá pista de 1,8 mil metros e, segundo os empreendedores, será capaz de operar até 240 mil pousos e decolagens por ano.

Segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que empreendimentos como este são necessários e que mais dois serão autorizados em São Paulo nos próximos 15 dias. As outorgas são uma forma de aumentar a capacidade do setor, disse o ministro. “No Rio de Janeiro, também já existem várias inciativas de grupos privados de empreendimentos dessa natureza”, informou

De acordo com o ministro, o objetivo das outorgas e concessões de terminais públicos é trazer empresas com experiência para o setor para aumentar a qualidade dos serviços. “É trazer operadores aeroportuários que tenham capacidade, experiência, para mudar a cultura da operação aeroportuária e garantir ao passageiro tratamento adequado, segurança, preço qualidade e conforto”, explicou Moreira Franco. Ele informou que o governo está investindo cerca R$ 17 bilhões em melhorias de terminais, o que inclui intervenções em 270 aeroportos regionais.

O empresário André Skaf, um dos sócios do terminal de Parelheiros, espera que, após a concessão de todas as licenças municipais e estaduais, as obras sejam finalizadas em até 15 meses e a inauguração ocorra em 2015. “Na licença ambiental, que é a licença do estado, já evoluímos bastante, porque fizemos o pedido há um ano e pouco”, disse Skaf sobre o andamento do processo. Para ele, o projeto, que ficará ao lado do Rodoanel, tem tudo para avançar rapidamente.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que está sendo preparada a concessão onerosa de cinco aeroportos estaduais e  que espera apenas a autorização da Secretaria de Aviação Civil. Alckmin destacou que o investimento privado é a melhor forma de garantir agilidade nas obras de infraestrutura. “Estamos com os mesmos aeroportos há décadas, e o modal que mais cresce é a aerovia”, disse.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário