one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A corporação assumiu o lugar da Polícia Civil e, além de patrulhar toda a comunidade, poderá realizar operações em outras regiões da cidade comandadas pela mesma facção criminosa que controlava a favela

Imagem:

Compartilhar:

Observatório de Favelas propõe protocolo de atuação de polícia nas comunidades

Criado em 19/07/13 20h29 e atualizado em 19/07/13 20h34
Por Akemi Nitahara Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – A organização Observatório de Favelas apresentou hoje proposta de atuação dos policiais em ações nas comunidades. O documento foi entregue a representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar durante a audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), para discutir a segurança pública e a atuação policial nas manifestações.

De acordo com o fundador e diretor da ONG Jaílson de Souza, a ideia surgiu a partir de recomendação do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro.

“A reivindicação básica é que ainda não temos no âmbito das forças de segurança do Rio de Janeiro um protocolo que regule a intervenção da polícia nas favelas: ela age de um jeito absolutamente discricionário, que não se sustenta no respeito à legalidade”.

Na audiência, o chefe do Estado-Maior Administrativo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Pmerj), coronel Robson Rodrigues da Silva, disse que a corporação está buscando se atualizar para encontrar a melhor forma de atuação ante as manifestações que ocorrem no Rio.

“Somos receptivos às criticas construtivas e lutamos sempre pela manutenção do processo democrático, isso tem de ser a tônica de todas as nossas discussões. É importante ressaltar que a questão não é tão simples: estamos empenhados num movimento de transformação da corporação, junto com a sociedade, junto com a academia.”.

Edição: José Romildo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário