one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na Marcha das Vadias, mulheres pediram autonomia sobre seus próprios corpos

Imagem:

Compartilhar:

ONG católica diz que manual da JMJ sobre sexualidade está descolado da realidade

Criado em 25/07/13 18h41 e atualizado em 25/07/13 19h04
Por Isabela Vieira Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O manual de bioética distribuído para 355 mil peregrinos inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reflete uma falta de harmonia da Igreja Católica com a realidade. A avaliação é da coordenadora da organização não governamental Católicas pelo Direito de Decidir, Regina Soares. Para ela, a opinião dos jovens é mais progressista que a expressa no guia.

Leia mais: Jovens aprovam manual de bioética da Igreja Católica

Doutora em Ciências da Religião, Regina diz que as opiniões difundidas no documento, contra o aborto, contra o uso de métodos contraceptivos e contra a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, por exemplo, têm uma “perspectiva religiosa e não científica”, que atinge principalmente a liberdade e a autonomia das mulheres sobre “o exercício da sexualidade”.

Para mostrar que os jovens apoiam mudanças nos rumos da moral sexual, ela cita dados de pesquisa do Ibope divulgadas em julho e que ouviu 4.004 pessoas a pedido da Católicas pelo Direito de Decidir. A constatação é que, dos jovens católicos entrevistados, 82% aprovam o uso da pílula do dia seguinte, e 56% o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo.

“Se você perguntar para juventude que está aí quem é virgem, dá para imaginar que a maioria vive a castidade? Acho que não, isso seria irreal”, disse a coordenadora da ONG, sobre o fato de igreja de não permitir relações sexuais antes do casamento e das pessoas fazerem mesmo assim.

Na avaliação dela, ao produzir e distribuir o manual, a igreja perde a chance de discutir práticas de justiça social e democracia com os jovens para atacar direitos individuais. O resultado, acrescenta, é uma instituição descolada da realidade "por medo de perder fieis", mesmo que nem todos seus representantes concordem com esses preceitos.

“São padres, freiras e leigos que estão cansados e até mesmo envergonhados deste discurso focado apenas nas questões da sexualidade. A igreja tem dado respostas a perguntas que não estão sendo feitas e se ausenta do debate mais importante que é a justiça social”, reforçou.

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário