one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Presidenta Dilma Rousseff ouve o discurso do papa Francisco, durante recepção no Palácio Guanabara

Imagem:

Compartilhar:

Papa visita complexo hospitalar que franciscanos recuperaram da falência

Criado em 24/07/13 06h56 e atualizado em 24/07/13 08h26
Por Vladimir Platonow Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Presidenta Dilma Rousseff ouve o discurso do papa Francisco, durante recepção no Palácio Guanabara
Pontífice vai inaugurar simbolicamente o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que funcionará, em breve, dentro de um dos prédios do hospital (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Rio de Janeiro - Um complexo hospitalar na zona norte do Rio, com 1.041 leitos e onde trabalham 1,8 mil funcionários, quase fechou as portas há cerca de dois anos, devido às dívidas – que superavam R$ 140 milhões – e ao atraso de quatro meses na folha de pagamentos. O Hospital São Francisco da Providência de Deus começou a ser recuperado em 2011 por um grupo franciscano especializado em saúde e assistência social. A Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus surgiu em 1985, na pequena cidade paulista de Jaci, e hoje mantém 60 obras em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, além de um hospital em Porto Príncipe, no Haiti.

Leia mais notícias sobre a JMJ 2013

O diretor-geral do hospital, frei Paulo, contou que o fundador da associação, frei Francisco Belloti, começou a obra há 28 anos, em Jaci, dentro de uma casinha onde ele e alguns voluntários acolhiam oito dependentes químicos. “Ele começou a sentir o chamado de estar ao lado daqueles que sofriam de lepra [hanseníase]. Aí falaram para ele que o mal daquela época não era mais a hanseníase, mas a dependência química”, lembrou frei Paulo.

Com a ajuda dos voluntários, eles criaram uma metodologia própria terapêutica e conseguiram erguer um hospital de 70 leitos. “Hoje temos comunidades terapêuticas, hospitais gerais, hospitais psiquiátricos, lares para idosos e os projetos sociais e educacionais para as crianças. No total, são mais de 9 mil funcionários.”

Frei Paulo explicou que o desafio é aliar o sentimento fraternal à responsabilidade financeira. “Nossa primeira função é guardar o carisma, vivenciando de maneira evangélica o cuidado com o irmão. Na casa de recuperação, no leito do hospital, na rua, em qualquer local. Mas também precisamos administrar, captando e cuidando dos recursos que nos vêm. Não tem como ir a uma farmácia e dizer 'Deus lhe pague'. Não se faz caridade sem dinheiro.”

Durante a visita ao Brasil, o papa vai inaugurar simbolicamente o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que funcionará, em breve, dentro de um dos prédios do hospital, no Rio. O espaço é voltado ao tratamento psiquiátrico, em especial, aos dependentes químicos, inclusive de crack, droga que já afeta 3% da população brasileira, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Serão oferecidos inicialmente 70 leitos.

Papa Francisco estará no hospital a partir das 18h30, após a viagem a Aparecida (SP). A prefeitura organizou um esquema de trânsito com o fechamento de várias ruas e avenidas da Tijuca para facilitar o deslocamento, que será feito em carro fechado. Ao longo do trajeto, serão colocadas grades de proteção, para separar a comitiva papal do público. A operação contará com 450 agentes da Guarda Municipal e operadores de trânsito.

Para frei Paulo, a visita de Francisco ao hospital tem um sentido maior: “Este momento da Igreja Católica é de primavera. É de florescimento e também de ousadia. No qual toda a humanidade, no exemplo desse homem, possa repensar sua vida. A Igreja deve ser mais simples e de mais serviços.”

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário