one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fiéis recebem nesta segunda-feira (15), no Morro do Vidigal, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Imagem:

Compartilhar:

Plantão judiciário para Jornada Mundial da Juventude começa amanhã

Criado em 18/07/13 16h13 e atualizado em 18/07/13 16h20
Por Alana Gandra Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (Cejesp), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), vai intensificar o plantão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a partir de amanhã (19). O evento ocorrerá na capital fluminense entre os dias 23 e 28.

Entre os dias 19 e 29, o regime de plantão da Cejesp nos aeroportos Santos Dumont e Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim ganhará o reforço de mais dois juízes e dois comissários cada.

O titular da Vara do Torcedor e membro da Cejesp, juiz Marcelo Rubiolli, disse hoje (18) à Agência Brasil que, para os eventos programados para a Praia de Copacabana durante a jornada, não haverá necessidade de deslocamento de juízes. “Por decisão administrativa e de logística, a comissão decidiu não estar presente no local, porque os eventos são muito dispersos. Por isso, a gente decidiu concentrar os esforços no fórum”. O plantão judiciário da capital ficará, então, responsável por receber as demandas decorrentes dos eventos em Copacabana.

Na orla, será realizada, no dia 23, a primeira grande cerimônia da jornada, que é acolhida aos peregrinos pelo arcebispo local, dom Orani João Tempesta. Também na Praia de Copacabana, o papa Francisco participará de dois eventos, que são a cerimônia de acolhida do sumo pontífice (25), e a Via Sacra, no dia 26.

Já em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, a Cejesp vai operar no Campus Fidei, na área reservada aos órgãos públicos, próximo ao palco onde o papa Francisco celebrará a Missa do Envio, no domingo (28). Os postos do juizado funcionarão em dois ônibus e dois caminhões do tipo contêiner, nos dias 27, quando haverá a vigília do papa com todos os peregrinos, e no dia 28.

“Nós vamos ter competência para julgar os crimes cometidos no interior do evento e no entorno”. Será a mesma formatação do Juizado dos Esportes, agregado à presença da Vara da Infância e da Juventude para medidas protetivas de menores ou atos infracionais”, explicou Rubiolli.

A instalação dos postos temporários da Cejesp no Campus Fidei começará na próxima quarta-feira (24). O plantão em Guaratiba será iniciado às 10h do dia 27 e às 9h do dia 28, estendendo-se até o final das atividades.

Marcelo Rubiolli estimou que o plantão judiciário do TJRJ para a Jornada Mundial da Juventude reunirá mais de 50 pessoas, entre juízes, serventuários e comissários da Infância e da Juventude, além de policiais civis e defensores públicos. De acordo com ele, o objetivo é “assegurar a segurança ao peregrino”. Os plantões judiciários, segundo o juiz, funcionam como um termômetro do que está ocorrendo nos eventos em que há esse tipo de serviço.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário