one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes de Medicina da USP

Imagem: USP imagens

Compartilhar:

Profissionais da saúde fazem protestos contra Programa Mais Médicos

Criado em 30/07/13 12h28 e atualizado em 09/12/13 20h39
Por Yara Aquino Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – Ente hoje (30) e amanhã (31) médicos participam de atos de mobilização e também paralisam atividades em protesto contra o Programa Mais Médicos. A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), entidade que reúne sindicatos da categoria, contabiliza a adesão de cerca de 20 estados e pede que médicos das redes pública e privada participem.

LEIA TAMBÉM:
-
UnB sugere mudanças no Programa Mais Médicos
- CFM: decepção com condições oferecidas justificam baixa adesão ao Mais Médicos
- Fenam diz que balanço do Mais Médico mostra consciência da classe
- Apenas quatro mil profissionais se inscreveram no programa Mais Médicos

- Entenda o que é o Programa Mais Médicos

Nos estados com atividades paralisadas ficam suspensos serviços eletivos e mantidos os atendimentos de urgência e emergência. Além do protesto contra o Mais Médicos, os profissionais se posicionam também contra os vetos à lei que regulamenta o exercício da medicina, conhecida como Ato Médico.

Na Bahia, o sindicato informa que os médicos foram chamados a paralisar as atividades, mas ainda não é possível dimensionar a adesão. Para hoje, está programada exposição fotográfica que mostra as condições das unidades de saúde baianas e debate sobre o Programa Mais Médicos.

O sindicato de São Paulo programou paralisação dos residentes para hoje e para amanhã uma caminhada. Em Pernambuco, o sindicato informa que há paralisação das atividades e hoje os profissionais fazem visitas às unidades de saúde para identificar problemas e elaborar relatório com fotos e vídeos para enviar ao ministério público do estado.

Leia também no Portal EBC:

Onde está Amarildo? Conheça o pedreiro que desapareceu há 15 dias na Rocinha
Acesse o banco de questões do Enem e esteja preparado para o exame
Saiba quais são as cidades com a melhor e a pior qualidade de vida no Brasil
Comissão de Ética vai analisar se houve desvio ético no uso de aviões da FAB por ministros

No Distrito Federal, os médicos aderem à paralisação hoje a amanhã, de acordo com o sindicato da categoria. Hoje à tarde, eles fazem um ato em frente ao Ministério da Saúde. No Acre, os médicos encerraram uma greve na última semana e hoje fazem mobilização na sede do sindicato.

Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina optaram por parar o trabalho apenas amanhã, de acordo com os sindicatos. Estados como Piauí e Alagoas decidiram fazer atividades de mobilização e não parar o atendimento.

A Fenam informa que a mobilização desta semana é preparatória para a marcha à Brasília marcada para 8 de agosto, quando ocorrerá uma audiência pública sobre o Mais Médicos no Congresso Nacional. Em 10 de agosto, a categoria fará uma avaliação e, caso os 53 sindicatos médicos que integram a Fenam concluam que não houve avanços, a Federação diz que será decretada greve.

No último dia 23 os médicos já haviam paralisado as atividades como parte da agenda de mobilização  contra o Programa Mais Médicos e os vetos a lei do Ato Médico.

Edição: José Romildo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário