one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As baixas temperaturas podem matar. As mortes são causadas por hipotermia, a diminuição excessiva da temperatura corporal.

Imagem:

Compartilhar:

Região Sul tem frio intenso e neva na Grande Florianópolis

Criado em 23/07/13 15h28 e atualizado em 24/07/13 05h37
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas // A matéria foi alterada às

Brasília – A massa de ar polar que atingiu o Sul do Brasil, no início da semana, provocou geada, chuva e neve em vários municípios da região. Em Santa Catarina (SC), só na manhã de hoje (23), nevou em 49 cidades. No Rio Grande do Sul (RS), a neve caiu em duas cidades. No Paraná, 26 cidades registraram chuvas congeladas e flocos de neve.

Segundo o meteorologista, Rogério Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Rio Grande do Sul, das 18 cidades gaúchas onde as temperaturas foram negativas durante a madrugada, nevou nos municípios de Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul. “Como o Sul já possui a característica do frio, a massa de ar que veio do Polo Sul nos últimos dias afetou com maior intensidade esses estados”, disse.

A Grande Florianópolis foi uma das regiões atingidas pela neve. Rogério disse que “não há registros do fenômeno na região, pela localização continental”. Segundo ele, a neve não era esperada para a Grande Florianópolis.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), não existem dados oficiais de neve relatados por observadores de estações meteorológicas na Grande Florianópolis Serrana. Moradores da região e a imprensa local informaram ao centro a ocorrência de neve na região em 1952, 1972, 1984 e 2000, o que não descarta a possibilidade de esse fenômeno ter ocorrido em outros anos.

Para a meteorologista do Ciram, Marilene de Lima, a previsão para o estado durante a noite de hoje, amanhã (24) e quinta-feira (25) é temperatura mínima de 0 grau Celsius (ºC) e negativa em boa parte do estado. “A semana é de alto risco para moradores de rua e animais domésticos, além dos que vivem ao ar livre sob frio intenso. Todos necessitam de cuidados especiais”.

De acordo com o gerente de Operações e Assistência Humanitária da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Alexandre Sampaio, os municípios de São Joaquim, com 24.812 habitantes, e São Jorge, com 209.804 habitantes, estão em estado de emergência. “O frio preocupa estes municípios por apresentarem menor capacidade de resposta à friagem, a temperatura registrada tem sido –10ºC a –8ºC”.

O Paraná registrou chuva congelada e neve em 26 cidades, uma delas foi a capital Curitiba. O último registro de neve na capital aconteceu há mais de 30 anos, em 1975. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a maior ocorrência no estado foi chuva congelada, acompanhada de pequenos flocos de neve.

A frente fria atingiu também as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Em Brasília o Inmet registra a mínima de 16ºC e máxima não passa de 26ºC. Em São Paulo (SP), a manhã de hoje registrou a temperatura mais baixa do ano com 9,2ºC. Em 9 de maio, foi registrada a temperatura de 10,2ºC.

Segundo o metereologista, Marcelo Schneider, do Inmet-SP, as temperaturas continuarão baixas até quinta-feira. “Hoje a noite vai ficar mais frio ainda por causa da geada, principalmente no Sul, Oeste e Centro do estado [São Paulo]. Só na sexta-feira a temperatura vai subir lentamente”. Em Aparecida (SP), cidade que será visitada pelo papa Franscico, amanhã, a temperatura será 7ºC a mínima e a máxima 12ºC.

Edição: Marcos Chagas // A matéria foi alterada às 18h45 para correção de informações. O texto informava que nevou em Florianópolis, enquanto o correto é Grande Florianópolis.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário