one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ranking IDHM geral

Imagem:

Compartilhar:

Santa Catarina e São Caetano do Sul se destacam em estudo sobre IDHM

Criado em 29/07/13 22h29 e atualizado em 29/07/13 22h35
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Atlas 2013 - IDHM Geral
Ranking IDHM geral (Arte: EBC)

Brasília - O estado de Santa Catarina e a cidade de São Caetano do Sul (SP) se destacaram no Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A cidade paulista possui o maior índice de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, enquanto Santa Catarina emplaca vários municípios entre os primeiros colocados e se sobressai quando o assunto é longevidade.

O IDHM é resultado da média de três categorias: renda, educação e longevidade. São Caetano do Sul é a primeira colocada em renda e educação. Na cidade, por exemplo, 67,68% dos jovens de 18 a 20 anos têm ensino médio completo. A média nacional é 41,01%. Em longevidade, é a 19ª colocada entre 5.564 municípios brasileiros. No último quesito, a posição da cidade paulista só não é melhor por conta do desempenho de Santa Catarina. Nada menos do que as primeiras 11 colocadas são do estado, sendo que Rio do Sul, Blumenau, Balneário Camboriú e Brusque dividem o primeiro lugar, com 0,894 pontos.

O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. Elaborado pelo Pnud, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, o IDHM é resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos, que têm por base os censos do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) de 1991, 2000 e 2010.

Dentre os destaques em Santa Catarina estão Florianópolis, com o terceiro maior IDHM; Balneário Camboriú, com o quarto maior índice; e Joaçaba, na oitava posição. A capital do estado, além de Balneário Camboriú, também estão entre as dez primeiras colocadas nas categorias renda e educação. No ranking estadual, Santa Catarina tem o terceiro maior IDHM do país, com 0,774 pontos e está entre os quatro primeiros nas três categorias.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário