one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


STF

Imagem:

Compartilhar:

STF inicia recesso após pausa no julgamento do mensalão

Criado em 02/07/13 06h24 e atualizado em 02/07/13 07h40
Por Débora Zampier Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal completa 122 anos de decisões importantes para o país
Conforme adiantou o presidente do STF, Joaquim Barbosa, a Corte dedicou várias sessões a processos classificados como de repercussão geral. (Foto: Wikimedia/ Creative Commons)

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) começa hoje (2) recesso de um mês após dedicar o primeiro semestre ao julgamento de assuntos variados. A Corte retomou a rotina após usar todo o segundo semestre de 2012 para a primeira etapa do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. A expectativa é que os recursos sejam analisados no segundo semestre, etapa que deve durar pelo menos um mês.

Nos primeiros seis meses de 2013, a judicialização de temas políticos levou a um desgaste entre o Judiciário e o Legislativo. A Corte derrubou parte do sistema de precatórios em vigor desde 2009, e a ministra Cármen Lúcia suspendeu a distribuição dos royalties do petróleo segundo modelo aprovado pelo Congresso. Enquanto isso, começava a discussão da Proposta de Emenda à Constituição 33, que limita poderes do STF.

Leia mais:

Para especialistas, reforma política deve se concentrar nos sistemas partidário e eleitoral

CCJ notifica Natan Donadon sobre processo de perda de mandato

São Paulo aciona STF contra benefícios fiscais de outros estados

 

A Corte também tomou decisões favoráveis ao Legislativo. Os ministros autorizaram a análise de vetos presidenciais sem ordem prévia e mantiveram a tramitação do projeto de lei que inibe a criação de partidos. Em decisões individuais, validaram a sessão do Senado que aprovou a Medida Provisória dos Portos e mantiveram a eleição do deputado Marcos Feliciano (PSC-SP) para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Conforme adiantou o presidente do STF, Joaquim Barbosa, a Corte dedicou várias sessões a processos classificados como de repercussão geral, especialmente na área tributária. Nesses casos, a decisão do STF deve ser aplicada em todos os processos semelhantes que tramitam em primeira instância, desafogando a Justiça.
 
Na área trabalhista, o Supremo definiu que os aposentados podem pedir revisão para renda mais benéfica e que as regras para o pagamento de aviso prévio sem justa causa valem para quem entrou na Justiça até outubro de 2011. Além disso, entendeu que não cabe ao STF decidir sobre reajuste de vale-alimentação e que demissões em empresas públicas têm que ser motivadas.  

Na área penal, foi publicado o acórdão da Ação Penal 470 e chegaram os primeiros recursos dos condenados. A Corte também determinou a prisão imediata do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), condenado a mais de 13 anos de prisão por desvio de dinheiro público. Ele foi condenado em 2010 pelo STF, e os últimos recursos foram julgados neste mês. Trata-se do primeiro deputado em exercício do mandato preso por decisão definitiva desde a Constituição de 1988.

Outras decisões de impacto no primeiro semestre vieram do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também entram em recesso. O primeiro determinou, por meio de resolução, que os cartórios autorizem a conversão da união estável entre pessoas do mesmo sexo em casamento. Na área eleitoral, foi alterada a composição dos estados na Câmara dos Deputados.

O encerramento do semestre no Judiciário também ficou marcado pelo ingresso de Luís Roberto Barroso no STF. Terceiro ministro indicado pela presidenta Dilma Rousseff, ele completará a composição da Corte, que ficará com 11 integrantes pela primeira vez desde a aposentadoria por idade do ministro Cezar Peluso, em agosto do ano passado. 

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário