one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comunicação Pública

Imagem:

Compartilhar:

Fórum debate desafios da comunicação pública na América Latina

Criado em 29/08/13 06h25 e atualizado em 16/09/13 18h19
Por Luciano Nascimento Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

 

Brasília - O fortalecimento da comunicação pública na América Latina é um dos temas do 4º Fórum Internacional de Mídias Públicas. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira (29 e 30) e tem transmissão ao vivo no player acima. Os convidados irão e abordar os modelos de financiamento da televisão pública e a participação cidadã na gestão da mídia pública, entre outros assuntos.

Veja aqui a programação

O encontro tem como parceiros o Banco Mundial e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na avaliação do gerente de Relações Externas para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial, Sergio Jellinek, os países da região têm vivido experiências de democratização dos sistemas de comunicação que possibilitam a participação dos cidadãos no debate público. "Isso é positivo do ponto de vista do desenvolvimento, o debate de sistemas que têm impacto na participação de cidadãos na decisão de seu futuro", disse.

Para Jellinek, a digitalização das comunicações pode contribuir para ampliar a participação das pessoas. "A democracia não fica sendo apenas o ato de votar a cada cinco, quatro anos. Os cidadãos têm a possibilidade de decidir o futuro, no dia a dia, com maior participação, mais informação e interatividade com os veículos".

Participarão do evento mais de 30 especialistas de todo o continente. Entre eles estão o diretor do Canal 7 da Argentina, Martín Bonavetti, a diretora da Once TV, do México, Enriqueta Cabrera, o diretor da Telemedellín, da Colômbia, Wladir Ochoa, a representante da Corporation for Public Broadcasting, dos Estados Unidos, Patrícia Alvarado, e o secretário de Comunicações da Presidência de El Salvador, David Rivas.

Também participarão dos painéis a diretora de Comunicação do Conselho de Ministros do Peru, Blanca Rosales, e os especialistas em comunicação Luis Arroyo, da Espanha, Martín Becerra, da Argentina, Venício Lima e Murilo Ramos, da Universidade de Brasília.

"É um momento em que você pode reunir as mais diferentes experiências para compartilhar informações", disse Jellinek. O gerente do Banco Mundial avaliou que essa pluralidade "faz bem à democracia". Ele destacou que a importância das mídias públicas é que elas dão destaque a "demandas específicas que, muitas vezes, não aparecem nos meios privados.

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o setor de comunicação social seria constituído por três sistemas: privado, público e estatal. Atualmente, os veículos privados prevalecem sobre os públicos. "As reformas que dão mais pluralidade têm de ser feitas para a expansão da liberdade de imprensa. O pluralismo, a diversidade, a inclusão de novos atores contribuem para maior liberdade de imprensa", acrescentou o gerente.

Jellinek esclareceu que um dos desafios é justamente garantir a sustentabilidade dos meio de comunicação públicos, juntamente com modelos de gestão participativos, composto por instâncias de controle formadas por diferentes setores e representações da sociedade e do Estado. Os meios têm que ter sustentabilidade do ponto de vista financeiro, e hoje a gente tem na América Latina várias formas de sustentabilidade, algumas com financiamento privado e estatal, outras somente estatal", disse. Mas, antes de tudo, é que tem que ser público. O meio público tem a possibilidade de fornecer a informação de maneira plural. Não tem que ser um meio propagandista do governo, mas que represente os interesses da sociedade como um todo", completou.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário