one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saiba como está a greve no Amazonas e no Amapá

Imagem:

Compartilhar:

Greve de professores no Rio continua

Criado em 13/08/13 20h55 e atualizado em 13/08/13 21h32
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Rio de Janeiro – Os profissionais de educação do estado e do município do Rio, em greve desde a última quinta-feira (8) por melhores salários, melhorias na qualidade do ensino e nas condições de trabalho, não tiveram êxito no encontro desta segunda-feira (12) com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e com o subsecretário de Educação, Antonio Neto. O governo estadual concedeu reajuste de 8% para a categoria, mas os profissionais de educação pedem um total de 28%, devido às perdas salariais dos últimos anos.  

De acordo com a coordenadora-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Ivanete Conceição, os 8% de reajuste concedidos pelo estado não contempla a categoria. “A nossa reivindicação para 2013 era 28%. O que foi aplicado de reajuste chegou apenas a 8%, deixando inclusive um setor da categoria de fora, que é a animação cultural. Esses grupos de profissionais não receberam reajustes. A gente precisava retornar à mesa para discutir que esses 8% não atendiam às nossas reivindicações. Independente dos outros itens que a secretaria vem incrementando, auxílio-transporte e a política de bonificação, são valores que não vão para a aposentadoria e podem ser retirados de uma hora para outra. O que a gente defende é a valorização do nosso crescimento”, explicou.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que todas as escolas da rede estadual funcionaram normalmente nesta terça-feira (13) e que somente 330 professores, de um total de 75 mil, faltaram e serão descontados dos dias parados. A Secretaria Municipal de Educação disse, em nota, que a adesão à greve é somente de 7%. De acordo com a secretaria, o município do Rio ainda não concedeu reajuste de salários para os professores.

De acordo com Ivanete Conceição, a greve na rede estadual está fraca. O Sepe fará amanhã (14) uma assembleia às 14h, no Instituto de Educação, na Tijuca, para convocar a categoria a aderir ao movimento. Segundo ela, o movimento é mais forte na rede municipal de ensino, onde 80% dos professores aderiram à paralisação. Os professores do município farão uma assembleia às 10h, no Largo do Machado para avaliar o movimento.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário