one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em 5 anos, Ibama desativou 81 garimpos ilegais que funcionavam na Amazônia Legal

Imagem:

Compartilhar:

Mineradora nega que acidente que matou quatro trabalhadores no Amapá tenha sido causado por negligência

Criado em 14/08/13 17h30 e atualizado em 15/08/13 15h32
Por Alex Rodrigues Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília -  A mineradora Anglo American assegurou que o acidente com seu terminal portuário de Santana (PA) não aconteceu por negligência, ao contrário do que concluiu o Departamento de Criminalística da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec) em um laudo a que a Agência Brasil teve acesso no último dia 9. 

“A Anglo American descarta qualquer alegação de negligência, uma vez que as atividades no porto e na área de estoque de minério de ferro sempre seguiram o limite de capacidade definido pelo projeto do porto, devidamente aprovado pelas autoridades”, sustenta a empresa em nota enviada nesta quarta-feira (14) à Agência Brasil.

A própria empresa, no entanto, admite que o acidente, que matou quatro trabalhadores e deixou mais dois desaparecidos, foi causado por uma série de fatores, entre eles “aspectos geotécnicos”. “Renomados experts estão conduzindo uma investigação técnica independente e detalhada […] O relatório dessa investigação indica que o incidente do dia 28 de março não foi causado por fatores operacionais, mas [sim] por uma combinação de fatores imprevisíveis, incluindo aspectos geotécnicos”.

Em seu laudo, os peritos da Politec que inspecionaram o local do acidente apontam que o deslizamento de parte do terreno onde a Anglo American armazena milhares de toneladas de minério de ferro foi causado por uma série de fatores, como a sobrecarga de operações de transporte e embarque de minérios e o estoque de um grande volume de material próximo à margem do Rio Amazonas.

Os peritos também dizem que, até a conclusão do laudo, a empresa não havia entregue as cópias dos projetos da obra portuária, da licença de construção, dos exames de ensaio de resistência do solo e nem documentos ou registros comprovando que os estudos prévios do solo, como testes de sondagens e de pesquisas geológicas tenham sido feitos.

A Anglo American garante estar colaborando com as autoridades responsáveis por apurar as causas do acidente e que “mais estudos e sondagens estão sendo feitos para fornecer informações adicionais à investigação”. A mineradora informa que só nesta segunda-feira (12) recebeu uma cópia do laudo e que o está analisando cuidadosamente.

O acidente aconteceu na madrugada de 28 de março. A principal causa, segundo os peritos da Politec, foi a ausência de estruturas de contenção adequadas na margem do terminal portuário. Segundo os peritos, essas estruturas serviriam para reforçar a estabilidade do solo e o talude construído pela empresa. O talude é uma espécie de contenção inclinada feita no próprio terreno. No acidente, foi o talude, cuja altura variava entre 20 metros e 40 metros, que desmoronou.

Com o deslizamento, não só a terra, mas parte da montanha de minério armazenado no topo do talude, atingiu caminhões, guindastes, parte do escritório da empresa e arrastou para o fundo do Rio Amazonas seis trabalhadores que carregavam uma embarcação com destino à China. De acordo com o laudo, o pátio de estocagem tinha capacidade para armazenar 288 mil toneladas de minério. O impacto da queda do material na água gerou uma onda que atingiu o píer e embarcações.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário