one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lança o Inventário Nacional de Fontes e Estimativas de Emissões de Dioxinas e Furanos, compostos resultantes da incineração de resíduos e da produção de metais ferrosos e não ferrosos

Imagem:

Compartilhar:

Países desenvolvidos devem discutir modelo efetivo de desenvolvimento sustentável, diz ministra

Criado em 12/08/13 14h05 e atualizado em 12/08/13 14h13
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Rio de Janeiro – Um ano após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falou sobre a importância do encontro internacional, destacando que chegou o momento dos países desenvolvidos discutirem um modelo efetivo de desenvolvimento sustentável. As declarações foram feitas hoje (12), durante encontro da ministra com autoridades ambientais no centro da capital fluminense para debater as consequências e o legado da Rio+20 para o planeta.

"Um dos principais pontos da Rio+20 é conseguirmos debater a questão da sociedade de consumo. É impossível erradicar a pobreza extrema nessa sociedade atual. A agenda da Rio+20 tem destacado todas as negociações internacionais de desenvolvimento sustentável e, basicamente, é uma agenda que coloca no centro da discussão a questão do homem, a questão da erradicação da pobreza e da evolução de novos modelos econômicos, para permitir que possamos tratar a sustentabilidade não só como uma questão de desenvolvimento nacional, mas de desenvolvimento global", disse Isabella Teixeira.

Leia também no Portal EBC:

Sisutec: candidatos têm até hoje (12) para fazer inscrição

Acesso o aplicativo com questões do Enem e prepare-se para a prova

Anistia Internacional cobra desfecho do caso Amarildo

A ministra traçou um paralelo entre a Rio+20 e a Conferência das Nações Unidas, Eco 92. Segundo Izabella Teixeira, elas representaram fases distintas da discussão da sustentabilidade. "A Eco 92 foi um ponto de chegada, em que se negociou um conjunto de acordos legais como a Convenção do Clima e a Convenção da Biodiversidade. A Rio+20 foi um ponto de partida. A partir do que foi definido aqui há um caminho de negociação e novos horizontes."

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, que também esteve presente ao evento, a verdadeira herança da Rio+20 só será de fato introduzida na história na medida em que ocorra uma transformação efetiva e que se consolidem os debates. “Somente na esfera do documento oficial foram criados compromissos até 2015. Ou seja, teremos três anos e meio para definir os objetivos e metas do desenvolvimento sustentável e para fazer um novo acordo global sobre mudanças climáticas”, disse Minc.

Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário