one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trem 2071 operando na Linha 9, com a nova comunicação visual da CPTM.

Imagem:

Compartilhar:

Para diretor da Transparência Brasil houve cartel em licitações do Metrô e da CPTM

Criado em 09/08/13 14h46 e atualizado em 09/08/13 15h13
Por Da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

cpmt trem são paulo ferroviários
Governador Geraldo Alckmin disse que os integrantes do grupo criado hoje para investigar o caso terão total liberdade para divulgar o andamento da apuração (Foto: Tiago Costa / Creative Commons)

São Paulo – O diretor-executivo da organização não governamental Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, foi categórico e declarou que “houve cartel” em licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Abramo disse que espera que o grupo criado hoje (9) pelo governo do estado para acompanhar as investigações sobre o assunto consiga colaborar para o esclarecimento de fatos.

“Não estamos, obviamente, investigando, porque não é nosso papel, mas sugerindo caminhos, criticando o que já está sendo feito, apontando lacunas, apontando portas que podem ser abertas. Essa é a função de um conselho que é basicamente consultivo e que não tem poder executivo”, disse Abramo.

Hoje (9), durante o anúncio de criação do Movimento TranSParência, o governador Geraldo Alckmin disse que os integrantes do grupo terão total liberdade para divulgar o andamento da apuração, desde que não se trate de documentação sigilosa. “Sou o mais interessado nessa verdade total”, declarou. O governador disse ainda que a “transparência parcial ou enviesada não nos leva à verdade”.

Segundo Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de São Paulo (OAB-SP), “é importante que haja transparência para que a sociedade acompanhe e possa, inclusive, participar do controle das decisões que partem de órgãos públicos em procedimentos de licitação”.

Na próxima semana, o Movimento TranSParência vai se reunir em São Paulo pela primeira vez para analisar as 16 licitações e os 31 contratos firmados entre 1998 e 2008 que são estão sendo investigados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Edição: Denise Griesinger
Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário