one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


João Goulart

Imagem:

Compartilhar:

Peritos preparam exumação de João Goulart

Criado em 21/08/13 19h20 e atualizado em 03/12/13 10h38
Por Luciano Nascimento Edição:Fábio Massalli Fonte: Agência Brasil

Brasília - Uma equipe de peritos da Polícia Federal (PF), da Comissão Nacional da Verdade (CNV), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e do Ministério Público Federal visitou hoje (21) o jazigo do ex-presidente João Goulart, no município de São Borja (RS) para preparar a exumação dos seus restos mortais. O objetivo é descobrir se ele foi assassinado.

Leia outras notícias na editoria de Cidadania

Os técnicos vão analisar as características do túmulo e do cemitério, verificar se há necessidade de isolar a área próxima e identificar a estrutura existente para o transporte do material até o aeroporto. A medida permitirá aos peritos planejar a exumação, ainda sem data para ocorrer.  Após o trabalho, os restos mortais dos ex-presidente serão transferidos para Brasília, onde serão examinados no Instituto Nacional de Perícia da PF.

Além dos técnicos brasileiros, participam do trabalho peritos argentinos, uruguaios e da Cruz Vermelha. Parentes do ex-presidente também acompanharão a investigação.

João Goulart morreu no exílio, no dia 6 de dezembro de 1976 em Mercedes, cidade do Norte da Argentina. A exumação faz parte de uma investigação para esclarecer se a causa da morte João Goulart foi mesmo um ataque cardíaco, conforme divulgaram na ocasião as autoridades do regime militar.

Parentes e amigos próximos do ex-presidente sustentam a tese de que a morte pode ter ocorrido em função da substituição de medicamentos rotineiros de Goulart, feita por agentes da repressão uruguaia. As investigações conduzidas pela CNV, apontam que o ex-presidente foi uma vítima da Operação Condor, montada pelas ditaduras militares do Brasil, da Argentina e do Uruguai para perseguir opositores.

A exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart poderá ter um resultado não conclusivo pelo nível de decomposição da massa óssea, o que pode impedir de se chegar a um resultado definitivo.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário