one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Policiais civis do Rio Grande do Norte entram em greve por tempo indeterminado

Criado em 06/08/13 13h51 e atualizado em 06/08/13 13h58
Por Alex Rodrigues Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – Policiais civis do Rio Grande do Norte deram início hoje (6) a uma greve por tempo indeterminado. A paralisação por melhores condições de trabalho foi aprovada durante assembleia da categoria realizada ontem (5) à noite, na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol-RN), em Natal.

Segundo o sindicato, cerca de 1,3 mil agentes e escrivães civis aderiram ao movimento. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social ainda não recebeu o balanço com o impacto do movimento. Ainda de acordo com o sindicato, apenas 30% do efetivo continua trabalhando normalmente para manter os serviços essenciais, conforme determina a Lei de Greve.  

Entre os setores que, segundo o sindicato, não terão as atividades comprometidos estão o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e os departamentos administrativos. A paralisação, contudo, afeta quem precisa recorrer às delegacias distritais e especializadas, onde o atendimento foi suspenso. Já nas delegacias de plantão, apenas os flagrantes estão sendo encaminhados. Ocorrências não são registradas e demais procedimentos também estão suspensos.

A pauta de reivindicações apresentada pelo sindicato inclui contratação de pessoas já aprovadas em concurso e realização de novo processo de seleção de agentes, escrivães e delegados; concessão de vale-refeição para toda a categoria e transferência dos presos que estão sob custódia em delegacias do interior. Os policiais civis também pedem redução na jornada de trabalho; pagamento de adicional noturno a todos os policiais que atuem em regime de plantão; implementação da carreira única na Polícia Civil, entre outras coisas.

O secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, disse à Agência Brasil que as reivindicações da categoria são legítimas. “Estamos discutindo a pauta e reconhecemos que grande parte das reivindicações são justas. Infelizmente, o governo estadual está enfrentando uma crise financeira muito forte e isso tem nos impedido de fazer tudo aquilo que gostaríamos”, comentou o secretário.

Ele adiantou que, durante a greve, o governo estadual poderá montar uma delegacia provisória em algum prédio público a fim de auxiliar no atendimento à população, caso seja necessário. A medida já foi colocada em prática durante a última greve dos policiais civis.

Rocha também reconheceu que muitas das críticas dos policiais civis procedem, como a necessidade de aumentar o efetivo e de contratar uma empresa especializada em limpeza.

“Lógico que não é justo o policial ter que cuidar da limpeza do prédio em que trabalha”,  comentou o secretário, alegando que a defasagem do efetivo, contudo, é um problema antigo que o governo tem tido dificuldades de superar.

Segundo o diretor financeiro do Sinpol-RN, Francisco José de Sousa Alves, a adesão dos servidores à greve foi maciça. “O governo está brincando com a segurança pública. Nossa Polícia Civil tem hoje o menor efetivo do país. Por falta de pessoal, as delegacias estão sendo fechadas à noite, nos finais de semana e feriados”, disse Alves. “Estamos em estado de calamidade. Os prédios estão caindo devido à falta de manutenção”, concluiu.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário