one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estoques de peixes estão ameaçados por exploração descontrolada, alerta FAO

Imagem:

Compartilhar:

Semana do Peixe aposta na redução do preço para estimular consumo

Criado em 31/08/13 14h08 e atualizado em 31/08/13 14h25
Por Agência Brasil Edição:Juliana Andrade

Imagem - Estoques de peixes estão ameaçados por exploração descontrolada, alerta FAO
De acordo com a OMS, o Brasil ainda não atingiu o número recomendado de consumo de peixe e pescado, 12 quilos por habitante. A média brasileira é de apenas a 9 quilos. (Agência de Notícias do Acre / Creative Commons)

Rio de Janeiro – A 10ª Semana do Peixe terá abertura oficial para o estado do Rio de Janeiro amanhã (1º), às 9h, na altura do Posto 6, na Praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense. A campanha é promovida nacionalmente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com o objetivo de incentivar o consumo de pescado no Brasil. Entre as atividades previstas estão cursos e palestras para mostrar a importância do alimento na saúde dos cidadãos.

Leia mais notícias no Portal EBC

Segundo o ministério, em 2012, o consumo nacional de pescado aumentou 20% durante a campanha, e houve redução de 24% no preço do pescado. Para este ano, o ministério acredita que a diminuição dos preços chegue a 25% em supermercados e feiras de todo o país.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca estabeleceu um calendário com objetivo de promover o consumo de pescado até o final do ano, após a Semana do Peixe, com festivais gastronômicos de frutos do mar, e peixes como trutas e tilápias. O secretário Felipe Peixoto destaca que há uma grande mobilização do governo para aumentar a adesão de supermercados e outros estabelecimentos, como bares, restaurantes e feiras.

“Temos uma mobilização nacional feita pelo ministério para que supermercados e outros lugares possam comercializar o pescado mais barato durante a Semana do Peixe. Também existe um calendário que vai até o final do ano, um circuito com preços fixos, em que as pessoas podem ir às cidades dos eventos e consumir peixes com uma diversidade muito grande de receitas”, disse.

Durante a campanha, quatro comunidades do Rio receberão a doação de 4 toneladas de pescado para moradores. As comunidades da Providência, Mangueira, do Salgueiro e Encantado receberão 1 tonelada cada. O secretário ressaltou a importância dessas mobilizações para estimular o consumo de peixes e frutos do mar como parte das refeições diárias dos brasileiros.

“Com campanhas como esta, conseguimos mostrar para a população a diferença que o consumo do pescado oferece na a vida das pessoas, já que comprovadamente é um alimento saudável”, disse. “Se a população fluminense incluir peixes em seu cardápio, pelo menos uma vez durante a semana, já será excelente”, acrescentou.

Palestras, cursos e oficinas serão oferecidos para a população em São Gonçalo, região metropolitana da cidade, Angra dos Reis, na Costa Verde e em Copacabana. “Ao longo da semana, vamos oferecer três cursos sobre o beneficiamento de pescado. Vamos explicar para a população como fazer o processamento do pescado, como agregar valor ao pescado, usando a polpa do peixe para fazer outros tipos de comida, como quibe, rocambole. Além disso, palestras mostrarão a importância que esse alimento tem para a saúde”, explicou Felipe Peixoto.

Neste sábado, o ministro Marcelo Crivella esteve em Cabo Frio, Região dos Lagos, para divulgar a semana entre pesqueiros e consumidores da área, que tem uma grande importância para a capital fluminense no setor de pesca. Amanhã, ele participa da cerimônia de abertura oficial da Semana do Peixe em Copacabana, visitando depois supermercados da zona sul e feiras livres.

O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não atingiu o número recomendado de consumo de peixe e pescado. O ideal é chegar a 12 quilos por habitante, mas em todo o país, a média é apenas a 9 quilos. O ministério espera que até 2015, a média do consumo de pescado no país chegue ao padrão internacional.

O lançamento oficial a décima edição da Semana do Peixe será em Brasília, na segunda-feira (2). A semana vai até o dia 15 de setembro.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário