one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Horário de verão começa na madrugada deste domingo (21) e vai até o dia 17 de fevereiro do ano que vem

Imagem:

Compartilhar:

Bahia fica de fora do horário de verão

Criado em 12/09/13 13h46 e atualizado em 12/09/13 14h49
Por Alex Rodrigues Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Porto Velho (RO)
Além de não ter participado do horário de verão 2012/213, o estado também não aderiu à proposta entre os anos de 2003 e 2010 (dgsdio/Creative Commons)

Brasília – Da mesma forma que em 2012, o governador da Bahia, Jaques Wagner, decidiu não aderir ao horário de verão que passa a vigorar a partir das zero hora de 20 de outubro. Wagner justificou a medida alegando que a maioria dos baianos é contra adiantar os relógios em uma hora. Desde outubro do ano passado, quando foi publicado o Decreto 7.826, o estado não consta da relação de unidades federativas em que a iniciativa deve ser instituída.

Além de não ter participado do horário de verão 2012/213, o estado também não aderiu à proposta entre os anos de 2003 e 2010. De acordo com o governador, em 2011/2012, quando a Bahia foi o único estado do Nordeste a alterar os horários, a maior parte da população reagiu contrariamente.

Leia mais notícias do Brasil no Portal EBC:

Greve nos Correios é parcial no Rio

Operação de térmicas no Nordeste terá custo extra de R$ 200 milhões para o consumidor

"Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. Então, este ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão", destacou o governador.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre as 18h e as 20h. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição, o que, eventualmente, poderia afetar todo o sistema de fornecimento de energia elétrica.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, em 2012/2013, o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico nos estados em que o implementaram. Desde 2008, quando foi publicado o Decreto 6.558, a iniciativa entra em vigor a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende até a zero hora do terceiro domingo de fevereiro.

Edição: Marcos Chagas

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário