one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A partir desta segunda-feira (25), os jovens que residem no Complexo do Alemão, receberão aulas de inglês e espanhol para capacitação em turismo sustentável.

Imagem:

Compartilhar:

Com 51 milhões de pessoas, juventude brasileira representa desafio para o governo

Criado em 05/09/13 11h34 e atualizado em 05/09/13 12h17
Por Pedro Peduzzi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – O ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, apontou a juventude como um dos principais desafios do país, além de ser a “agenda mais importante, no sentido de traçar o futuro da nação”. Para ele, a população jovem (entre 15 e 29 anos, segundo classificação das Nações Unidas), que soma 51 milhões de brasileiros, “é e será” a maior da história do país.

O ministro, no entanto, chama a atenção para o fato de que, se essa juventude representa hoje uma força de trabalho que pode beneficiar a produtividade e a produção, há que se aproveitar o momento para gerar riquezas a fim de evitar futuros problemas para a Previdência Social, quando a geração de jovens começar a se aposentar.

Leia também no Portal EBC:

STF arquiva ação da Telexfree que pedia desbloqueio de bens

Cúpula do G20: Dilma e Obama ficam lado a lado durante abertura

Esse “bônus demográfico”, disse o ministro, durará até 2022, ano em que o Brasil celebrará 200 anos de independência. “A partir daí a juventude vai começar a diminuir quantitativamente e a colocar novos desafios. Por isso é muito importante aproveitarmos essa onda jovem. Como vem desde 2003 e vai até 2022, eu diria que é mais do que uma onda, é uma pororoca jovem. Uma onda de longa duração que vai impulsionar nossas vidas e nosso país”, disse Neri ao participar, hoje (5), do Bom Dia, Ministro, programa produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Ele aponta duas razões fundamentais para a importância da juventude no Brasil. “Em primeiro lugar, porque é o começo da vida, uma passagem para a vida adulta que se for bem feita deixará frutos. Por outro lado, a juventude do Brasil nunca foi nem nunca será tão grande quanto hoje. No quantitativo é uma grande massa e uma grande oportunidade. Mas há uma série de demandas que precisam ser ouvidas. Então juventude, hoje no Brasil, é a agenda mais importante no sentido de traçar o futuro da nação”, acrescentou.

Neri ressaltou que o governo federal está atento à questão. “Os recursos para ensino fundamental, médio e educação básica aumentaram de 3.5% para 5% do PIB. Existe um esforço no sentido de educação técnica e ensino profissionalizante. Na parte de educação, temos a questão dos royalties do petróleo: preferencialmente 75% alocados para educação. O desafio será alocar bem esses recursos”, argumentou.

Outra ferramenta destacada pelo ministro, no sentido de definir como esses recursos serão aplicados, é o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, ferramenta online de consulta do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) com 180 indicadores construídos com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010.

No IDHM há indicadores de 5.565 municípios. “Acho que, nesse caso, o estudo do Atlas poderá ajudar a nortear [a destinação de recursos, como os royalties do petróleo] porque cada localidade tem sua especificidade e seus desafios”, acrescentou.

Edição: Denise Griesinger

Ministro-chefe interino da SAE, Marcelo Neri, fala sobre a juventude brasileira: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário