one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Internauta usa computador

Imagem:

Compartilhar:

Correios poderão oferecer e-mail gratuito e criptografado para a população

Criado em 02/09/13 18h43 e atualizado em 02/09/13 18h56
Por Sabrina Craide Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Internauta usa computador
A ideia surgiu durante o desenvolvimento de um projeto de certificação digital de mensagens. Como contrapartida, o Ministério das Comunicações informou que a remuneração da empresa poderia ser feita por meio da venda de anúncios na página (Wies van Erp/Creative Commons)

Brasília - Os Correios estão trabalhando para desenvolver um e-mail gratuito criptografado para a população para evitar espionagem de conteúdo. Segundo o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, a remuneração da empresa poderia ser feita por meio da venda de anúncios na página, assim como os atuais e-mails gratuitos como Gmail e Hotmail.

“É uma grande oportunidade de negócios do ponto de vista dos Correios. Os Correios do mundo hoje não vivem só de cartas, tem que encontrar novas formas de se sustentar”, disse Lins.

Leia o especial "Web Vigiada: dados dos brasileiros estão expostos na web"

A ideia surgiu durante o desenvolvimento de um projeto de certificação digital de mensagens, que está sendo feito pelos Correios para oferecer a empresas e pessoas físicas, mediante pagamento.

Lins disse que, apesar de o sistema ter começado a ser estudado antes das denúncias de espionagem de mensagens de brasileiros pelo governo dos Estados Unidos, as notícias recentes podem acelerar o projeto. Ele não estimou um prazo para o sistema de e-mail estar concluído, que vai depender das  condições de mercado e da expectativa de receita dos Correios.

Durante entrevista coletiva, na tarde de hoje, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforçou a necessidade de o país ter um servidor de raiz para evitar o problema de espionagem.

Entenda o que é Criptografia: na criptografia, os dados do conteúdo são embaralhados e codificados de forma que somente poderão ser abertos mediante uso de chaves (senhas) específicas que permitem a autenticação e reorganização das informações.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário